A pintura brasileira academica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pintura Brasileira Acadêmica

Em meados do século XIX, o Império Brasileiro conheceu certa prosperidade econômica, proporcionada pelo café, e certa estabilidade política, depois que D. Pedro IIassumiu o poder e controlou as inúmeras rebeliões que agitaram o Brasil até 1848. Além disso, o próprio imperador procurou estabelecer no país bases mais sólidas para a cultura, incentivando as letras,as ciências e as artes. Porém todas as manifestações artísticas seguiam um modelo nitidamente conservador, aos moldes do estilo clássico europeu.
A pintura realizada pelos artistas que frequentarama Academia de Belas Artes seguiu os padrões estéticos neoclássicos, aqui introduzidos pela Missão Francesa.
De acordo com esses padrões, a beleza perfeita é um conceito ideal e, portanto, nãoexiste na natureza. Assim, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente dos gregos, que foram os que mais seaproximaram da perfeição criadora.
Na pintura, como não foram preservadas as originais gregas, a perfeição artística é encontrada em nos pintores do renascimento, principalmente em Rafael, omestre do equilíbrio das formas na composição das telas.
Principais “Acadêmicos”
*Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905): nasceu em Areia PB, MOROU NO Rio de Janeiro, frequentou o Colégio PedroII e depois, A Academia de Belas Artes, sob o patrocínio de D. Pedro II estudou na Academia de Belas-Artes de Paris.
Principais obras: D. Pedro II na Abertura da Assembleia Geral, A Batalha doAvaí e O Grito do Ipiranga.
O GRITO DO IPIRANGA, (1888), DE Pedro Américo.

*Vitor Meireles de Lima (1832-1903): nasceu na cidade de Desterro (atual Florianópolis), ainda jovem mudou-se para o Rio deJaneiro onde foi aluno da Academia de Belas Artes. Estudou também em Paris, Roma e Veneza, produziu em Paris sua obra mais conhecida, A Primeira Missa no Brasil.
Principais obras: A Primeira Missa...
tracking img