Diabetes gestacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade mostrar na gravidez, duas situações envolvendo o diabetes; a mulher que já tinha diabetes engravida e o diabetes gestacional. O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez, pode persistir ou desaparecer depois do parto.
No primeiro capitulo vamos enfatizar o que é DiabetesGestacional, os sintomas e os problemas que ocorrem durante a gravidez.
Já no segundo capitulo iremos abordar os cuidados com a gestação, a importância nutricional, a terapia insulínica, os exercícios recomendados e o controle da doença.
Por fim no terceiro capitulo vamos falar o que é Diabetes Gestacional, os sintomas e os problemas que ocorrem durante a gravidez.
Já no segundo capituloiremos abordar os cuidados com a gestação, a importância nutricional, a terapia insulínica, a importância de praticar exercícios físicos e o controle da doença.
Por fim no terceiro capitulo vamos enfatizar os cuidados relacionados com o bebê após o parto, a probabilidade de ter icterícia e problemas respiratórios; o peso exagerado do recém nascido; as restrições durante a amamentação, e as chancesdo bebê ter diabetes no futuro.
1. O que é diabetes gestacional
A diabete gestacional é um problema que surge durante a gravidez. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. É uma condição que quase sempre se normaliza sozinha depois que o bebê nasce - ao contrário de outros tipos de diabete, que dura a vida inteira. Na maior parte dos casos, o problema, queafeta cerca de 7% das mulheres, aparece depois do segundo trimestre e, uma vez diagnosticado, persiste até o fim da gestação. Torna-se aparente durante a 24° e 28° semana da gravidez. A diabete aparece quando o corpo não consegue fabricar a insulina - um hormônio produzido pelo pâncreas - em quantidade suficiente. A insulina controla a quantidade de açúcar disponível no sangue, para ser usado comofonte de energia, e permite que o excesso de açúcar seja armazenado. Os fatores de risco para uma diabete gestacional são: idade acima de 25 anos, um histórico de diabetes na família, obesidade, um filho anterior com o peso acima de quatro á 5 quilos, uma morte inexplicável de um recém nascido anterior, uma deformação congênita de um filho anterior, infecções frequentes.

1.1 Quais são ossintomas?

Se a futura mãe não estiver altamente descompensada, ou seja, com as taxas de açúcar no sangue muito elevadas, ela não vai ter nenhum sinal do problema. “Somente em casos mais extremos a doença pode gerar mal-estar, cansaço e muita sede” Além disso, os efeitos tradicionais da doença se confundem com sensações bem familiares às futuras mamães, como fadiga, apetite elevado e aumento dasescapadas ao banheiro para fazer xixi


1.2 Os problemas que ocorrem durante a gravidez.

Várias são as mudanças metabólicas e hormonais que ocorrem na gestação. Uma delas é o aumento da produção de hormônios, principalmente os hormônios lactogênio e placentário, que pode prejudicar - ou até mesmo bloquear-a ação da insulina materna. O principal problema do excesso de açúcar no sangue é que eleatravessa a placenta e chega ao bebê, o que pode fazer com que ele cresça demais. Um bebê muito grande pode dificultar o parto, e aumentar a probabilidade da gestante precisar de uma cesariana, e para a mãe além do risco da cesareana, o diabetes gestacional pode estar associado á toxemia, uma condição da gravidez que provoca pressão alta e geralmente pode ser detectado pelo aparecimento de uminocente inchaço das pernas, mas que pode evoluir para a eclampsia, com elevado risco de mortalidade materno-fetal e parto prematuro. O bebê também fica mais propenso a ter icterícia e hipoglicemia após o parto, e a apresentar problemas respiratórios. O volume de líquido amniótico também pode aumentar demais. O ideal é que o acompanhamento da gravidez seja feito por uma equipe multiprofissional:...
tracking img