Dgart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.primeirosacordes.com.br

Curso Básico de Cavaquinho
Marcos Duprá

2008

Compre o Dvd Cavaquinho Iniciante de Marcos Duprá Entre em contato por marcos.dupra@globo.com

www.primeirosacordes.com.br
Sobre o autor
Marcos Duprá é músico, arranjador e compositor.Tendo já tocado em diversas bandas com as quais já andou pelo interior afora. Nasceu em São Paulo e leciona há mais de 10 anos.Já foi professor em diversas escolas de música entre elas: Sintonia, Playmusic, Concertus, Conservatório Musical do Tucuruvi, etc... Também participa de projetos sociais, como o da Escola de Samba Unidos da Vila Maria.

Sobre o método
A intenção do presente trabalho é de suprir a necessidade de achar um material didático que tenha um avanço gradual.Que a teoria musical esteja amarrada com asmúsicas que estamos aprendendo, e assim coloquemos em prática a teoria aprendida. Para um bom desempenho é necessário que tenhamos disciplina. Lembre-se treinar todos os dias 20 minutos é melhor do que treinar 3 horas apenas num único dia da semana.Não pule fases. Os métodos estão baseados num esquema passo a passo, portanto achar que já sabe determinada matéria, ou que ela é desinteressante, podeser problemático mais pra frente. No final do método há um dicionário de acordes, conforme você for aprendendo as músicas deve consultá-lo. As dúvidas ou críticas, aceitamos as críticas pois elas nos ajudam a melhorar, podem ser enviadas para o meu email: marcos.duprá@globo.com Bom estudo.

Todos os direitos reservados e protegidos por lei. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida outransmitida, sejam quais forem os meios: eletrônico, fotográfico, gravação ou quaisquer outros.

Método básico - Cavaquinho

2

www.primeirosacordes.com.br
Funções
Antes mesmo de colocar as mãos no cavaquinho, é importante saber qual sua função num meio musical. Pois bem, como um instrumento de base (acompanhamento) ou solo, o cavaco sempre está acompanhado pelos violões, banjos,bandolins ecompanhia limitada. Nas bases, tem função de dar pegada e um certo preenchimento, um temperinho a mais. Nos solos e chorinhos dita a melodia esbanjando técnica e sendo acompanhados pelos demais,de modo que as formas de se ''interpretar'' uma peça diferencia cada musico. Apresentação

As cordas estão dispostas desta maneira: 4º ------ Re 3º------- Sol 2º------- Si 1º------- Re

1-caixa acústica2-tampo 3-casa 4-cavalete 5-boca 6-tarraxas 7-braço

São contadas de baixo pra cima, assim como os outros instrumentos de corda, deixando o cavaco afinado em sol maior. Veremos o porque quando estudarmos a formação dos acordes.
Observações: Você que é canhoto, para utilizar esse método e entender melhor suas figuras e posições, troque a mão direita pela esquerda e inverta a ordem das cordasassim: a primeira no lugar da Quarta, a segunda no lugar da terceira e assim por diante.

Método básico - Cavaquinho

3

www.primeirosacordes.com.br
A Escolha do instrumento
-do instrumento: é importante não se prender à sua beleza. Dê mais ênfase ao estado de conservação vendo se não há rachaduras ou se está empenado. As melhores madeiras pra cavaco são jacarandá e faia para o corpo, ébanopara escala (braço) e o pinho, para o tampo. Evite instrumento com muita tinta; prefira os levemente envernizados. Palhetas: as mais comuns são as de numero 50 independente da marca e material.

-das cordas: os encordoamentos pra cavaco, embora tenha uma certa variedade de marcas e modelos, ainda não correspondem as expectativas : os que duram mais não tem som e os que têm som duram pouco. Obs:a questão de escolha do instrumento é completamente pessoal, por isso pesquise e veja dentro de sua realidade qual se encaixa melhor com você.

Sobre a posição das mãos Na mão esquerda usamos o polegar como apoio. Os dedos que pressionam as cordas são: Dedo1:INDICADOR Dedo2:ANULAR Dedo3:MEDIO Dedo4:MINDINHO Na mão direita segura-se a palheta com os dedos polegar e indicador. OBS: evite...
tracking img