Operacao bancaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É O CODIGO DIFERENCIADOR DO TIPO DE CONTA, PARA A QUAL SE DESTINA A OPERAÇÃO EFETUADA (SAQUE, DEPÓSITO, OUTROS)

Conforme a Instrução Normativa DICOP, abaixo:

COMPOSIÇÃO DAS CONTAS BANCÁRIAS DA CEF
Dígitos XXX

. Campo 1 – Constituído de 03(três) dígitos, informa o código de operação do cliente, conforme abaixo:

001 - Depósitos Populares (conta corrente)
002 - Depósitos Cadernetas003 - Depósitos Sem Limite
006 - Depósitos Entidades Públicas
007 - Depósitos Instituições Financeiras
013 - Caderneta de Poupança com Atualização Monetária
022 - Caderneta de Poupança Jurídica

É necessário sim passar o número da operação para aqueles que vão movimentar sua conta, mediante depósito. O código é identificador do tipo de conta.
Alguns bancos trabalham com o mesmo número deconta para contas de poupança e conta corrente (por exemplo). Então, só com o código da operação poderá identificar se a operação é referente a conta corrente ou poupança.

Noção e classificação das operações bancárias
Edit 0 0 3…
View As Print • PDF

Other Notify • RSS • Backlinks • Source


Instituição que tem como atividade básica receber do público sob a forma de depósitos ou soboutras formas, fundos que serão empregados em operações de desconto, de crédito ou aplicações financeiras. ...

 Importância da actividade Bancária

Por mais que seja organizada a actividade bancária, não deixará de haver o risco de se causar dano ao seu usuário. Este risco é inerente aos bancos em suas relações com seus clientes em praticamente todos seus actos. Isto se torna maior e maiscrescente em decorrência da tecnologia usada nos serviços bancários. A automação das tarefas de uso dos clientes torna suas vidas mais práticas e rápidas, porém há uma perda expressiva e proporcional na segurança dessas transacções.
Direito Bancário regula as actividades praticadas pelos bancos, sua relevância decorre naturalmente dos reflexos daquela comunidade socio-económica, ou seja, aimportância da actividade bancária é tal que cabe ao Estado assegurar seu controle e direcção e se tornar banqueiro ele próprio. Isso faz com que os bancos desenvolvam um papel de intermediários de pagamentos. Entretanto sua tarefa não consiste em mera intermediação e mobilização de créditos, mas sim em operações dos contratos que realizam, procurando obter capitais disponíveis e os aplicando, em seupróprio nome, tendo sempre nessa intermediação o intuito de lucro.

As fontes que regem o Direito Bancário distinguem entre fontes genéricas e específicas. Espécie do Direito Comercial que é, o Direito Bancário não pode deixar de ter num sentido lato, os veículos informativos do género. Já os concernentes ao Direito Civil, à luz do novo Código Civil, não se pode deixar nossa disciplina de recorrersupletivamente às suas normas, não propriamente como fonte, porém como direito comum que é aplicável a todo direito privado, quando não for afastado pelas regras do direito especial, em face da lacuna ou omissão deste. É inegável a serventia subsidiária do Direito Civil no que concerne aos contratos e as suas obrigações, como também os respeitos aos tratados como já falamos acima. As operações decrédito bancário
• Caracterização das operações passivas e activas
• Tipos de contas bancárias
• Procedimento para a abertura de uma conta (diferentes tipos de depósito, juro a atribuir a cada tipo de depósito, a movimentação dos depósitos, a consulta de saldos)




 A importância da actividade bancária

Por mais que seja organizada a actividade bancária, não deixará de haver o riscode se causar dano ao seu usuário. Este risco é inerente aos bancos em suas relações com seus clientes em praticamente todos seus actos. Isto se torna maior e mais crescente em decorrência da tecnologia usada nos serviços bancários. A automação das tarefas de uso dos clientes torna suas vidas mais práticas e rápidas, porém há uma perda expressiva e proporcional na segurança dessas transacções....
tracking img