Recursos avaliativos no transtorno de conduta infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recursos Avaliativos no Transtorno de Conduta Infantil


Rosane Alves dos Santos [1]
Carla Maria Ventura Tarasconi[2]


RESUMO

O transtorno de conduta infantil se caracteriza por um padrão persistente do comportamento com importantes violações das normas e das regras sociais, crueldade com pessoas e/ou animais, comportamento manipulador, mentira, furto, vandalismo e sérias violações de regras(DSM-IV, 2003). Deparar-se com essa realidade é vivenciar uma situação suscetível no que se refere à abordagem e ao tipo de conduta na avaliação psicológica. A pesquisa investigou em três estudos de caso, w no transtorno de conduta infantil. Para tanto, foram analisados três participantes, do sexo masculino, com idades entre nove e onze anos, que apresentavam mais indicadores próximos a violaçãode normas e regras sociais, atitudes agressivas, atitudes negativistas, comportamento hostil, manipulador, mentiras e atuações. Foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista com os pais e a professora; hora de jogo diagnóstica; o teste gráfico projetivo HTP – House-Tree-Person; o teste do Desenho da Família; o Teste de Apercepção Temática – TAT e a entrevista devolutiva. Teve comoprincipais resultados obtidos, a relevância das técnicas escolhidas e aplicadas nos participantes como recursos psicológicos significativos para a confirmação dos sinais do transtorno. As técnicas revelaram a presença de agressividade, mentiras, desfechos violentos, relações afetivas deficitárias, falhas na figura paterna, desorganização do ego, impulsividade e hostilidade. Conclui-se que o modelo deavaliação proposto tornou-se viável para detectar traços do Transtorno de Conduta Infantil, facilitando a indicação terapêutica especialmente nestes quadros.


Palavras-chave: Avaliação psicológica. Técnicas projetivas. Transtorno de conduta infantil.



Introdução


No campo da saúde mental, muito se tem falado sobre o Transtorno de Conduta Infantil, que se caracteriza por um padrão persistentedo comportamento. De acordo com o DSM – IV (2003), o transtorno se caracteriza por importantes violações das normas e regras sociais, crueldade com pessoas e/ou animais, comportamento manipulador, mentiras, defraudações ou furtos, vandalismo e sérias violações de regras. São constantes também, atitudes agressivas, negativistas e dificuldades no rendimento escolar.
Sabe-se que comportamentoscomo mentir ou matar aula podem ocorrer com qualquer criança sem que seja definido como um comportamento doentio. Contudo, se tais sintomas estiverem interferindo significativamente na vida do sujeito, pode haver indícios do transtorno de conduta infantil (PASSOS, 2006).
Com base nesta realidade, deparar-se com uma criança com transtorno de conduta é uma situação extremamente delicada noque se refere à abordagem e conduta tanto da família quanto dos educadores, quando estes ingressam na escola. Pretende-se colaborar com informações referentes aos transtornos, o tratamento e a importância da família para um adequado desenvolvimento infantil e, conseqüentemente, um melhor gerenciamento das manifestações clínicas abordadas (NUNES, 2007).
Ainda, a inconstância e a dificuldade notratamento assim como no diagnóstico torna o tema importante, no sentido de buscar alternativas para o exame e melhores possibilidades de intervenção. Nesse sentido, investigar uma forma de avaliação psicológica relevante para o tema contribui para o melhor esclarecimento e acesso a informações a respeito deste transtorno. É relevante, tanto para os pais quanto para os professores, a fim decompreender as manifestações e os comportamentos que trazem dificuldades ao desenvolvimento das crianças (NUNES, 2007).
Um complemento baseado no conhecimento a partir da avaliação psicológica, observando a gravidade dos sintomas, o funcionamento psíquico do sujeito, conteúdos inconscientes e material afetivo que poderão estar confirmando ou não o transtorno de conduta é positivo para um melhor...
tracking img