Senso comum e conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO



Objetivo específico: compreender as características do conhecimento científico e sua distinção do senso comum, bem como a influência das diferentes concepções na explicação dos fenômenos naturais.



RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO



Objetivos específicos: relacionar critérios do senso comum e do conhecimentocientífico, isto é, características básicas que orientem sobre o que, a princípio, pode ou não ser classificado como um e outro; analisar uma determinada situação ou problema do dia-a-dia, indo além do saber imediato a respeito dela.

Fizemos uma boa caminhada até aqui, não é. Muito bem! Você aprendeu a importância de contextualizar melhor esse saber no seu percurso histórico, para apresentá-loaos seus alunos, também, de forma contextualizada, tendo em vista que o conhecimento e um processo sempre em construção. O homem é um ser que faz questionamentos existenciais e que tem de interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significados, criando representações significativas da realidade e intervindo sobre ela, podendo lançar princípios explicativos que sirvam de base para aorganização e a classificação dos elementos do seu mundo: esse processo caracteriza o conhecimento. Existem diferentes formas de conhecimento que partilham do papel de explicar a realidade. Vamos abordar duas delas, que nos interessam particularmente, quando tratamos de Ciência: o senso comum e o conhecimento científico.


Conhecimento do senso comum


Essa é a forma de conhecimento maisusual que o homem utiliza para interpretar a si mesmo, a seu mundo e ao universo como um todo, produzindo interpretações significativas. Podemos dizer que o senso comum é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, adquirido no trato direto com as coisas e com os seres humanos; de outro modo, é o saber que prevalece em nossas vidas diárias, aquele que é sem comprovação ou estudo, sem a aplicaçãode um estudo (método) mais cuidadoso e sem reflexão sobre algo que é afirmado como verdade.

O senso comum surgiu como conseqüência da necessidade de resolver problemas imediatos que apareceram na vida prática do homem, decorrentes do contato direto com os fatos e com os fenômenos que aconteciam no seu dia-a-dia. Para que você entenda melhor, o senso comum tem sua origem a partir da observaçãoda regularidade da ocorrência de certos fenômenos na natureza que acabam gerando um hábito de acreditar que, quando determinadas condições estão presentes, imediatamente, segue-se um evento a elas relacionado, geralmente aceito de modo acrítico, como se fosse uma lei natural das coisas. Dessa forma, o conhecimento em jogo limita-se ao fato isolado, sem a preocupação de o correlacionar com outros,ou de o explicar. Isso nos mostra por que, durante muito tempo, os homens acreditaram que o Sol girava em torno da Terra, que uma determinada raça era superior a outra, que os astros influenciavam a vida das pessoas etc, registrando uma postura dogmática diante da compreensão dos fenômenos.

Existem, ainda, muitas outras situações em que presenciamos o senso comum na vida diária, como porexemplo, nas informações assimiladas por tradição, nas explicações ingênuas” que são dadas, sem aplicação de método e sem a devida reflexão sobre algo. É importante você saber que essa incapacidade do senso comum de submeter-se a uma crítica sistemática, gerando interpretações sustentadas apenas nas crenças pessoais, torna-o um conhecimento subjetivo e inseguro, além do fato de que sua linguagem vaga,seu baixo poder de crítica e o desconhecimento dos limites de validade das suas crenças contribuem para a restrição desse tipo de conhecimento.



O conhecimento científico




O conhecimento científico surge da necessidade de o homem deixar de ocupar uma posição passiva em face dos fenômenos que o rodeiam, dinamizando sua racionalidade para, de uma forma sistemática, metódica e crítica,...
tracking img