Dfsadsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing – CONCEITO PRODUTO



Conceito de Produto

Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta.O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço, qualidade e garantia.Um produto é a síntese do que o vendedorpretende e o consumidor percebe.
Não podemos perder o foco, por isso lembrem-se Produto é algo que as pessoas compram. Se não vende, não é produto.
As pessoas não compram produtos e sim as expectativas de seus benefícios. Em vestuário, não são os vestidos que são vendidos, mas a moda. O produto é tudo aquilo com que se acha cercado, elaborado, reforçado e que tem o poder de afetara escolha doconsumidor.
Se um produto não for fundamentalmente bom ou necessário, até o mais glorioso esforço de marketing do mundo estará fadado ao fracasso.

Conceito Básico: O produto pode ser um bem, um serviço ou uma ideia.

Produto

“Não é mais possível colocar no mercado um produto de qualidade medíocre, deixando que os primeiros clientes sofram as conseqüências e que a qualidade melhore aos poucos, àmedida que o tempo passa.”
James Teboul





De acordo com o renomado autor de marketing Kotler (2007), as empresas não vendem idéias, mas sim conceitos; é preciso diferenciar “idéia de produto” de “conceito de produto”. O primeiro remete a um possível produto que a empresa possa vir a lançar no mercado, enquanto que o conceito de produto é uma versão elaborada da idéia, expressa de formaque tenha sentido para o consumidor. O autor complementa dizendo que isso significa que o que é oferecido ao cliente é um composto de 3 elementos: os benefícios primários do produto, ou seja, que tipo de vantagens o consumidor adquiriria caso comprasse o produto; a qual público o produto é destinado; e em que ocasiões o produto deve ser consumido. O conceito de produto também acaba por representarum conceito de categoria, que, com isso, esclarece quais os concorrentes do produto.



Kotler (2007, p. 650) propõe um conjunto de perguntas que fundamentam um Teste de Conceito de Produto, que com as quais é possível mensurar como determinados atributos são vistos pelo consumidor, conforme segue:

“Os benefícios estão claros e você acredita neles?”

Comunicabilidade – para medir quãoclara está a mensagem sobre o conceito.

Credibilidade – se os consumidores acreditam ou não nos benefícios do produto.

“Você acha que esse produto resolve um problema ou preenche uma necessidade?”

Nível de necessidade – quanto mais vinculado a necessidade, maior será a atenção do consumidor em relação a compra.

“Há outros produtos que atualmente atendem a essa necessidade e a satisfazem?”Nível de Lacuna – quanto menos alternativas disponíveis para atender a necessidade, maior a chance de sucesso do produto.

“O preço é razoável em relação ao valor?”

Valor percebido – serve para testar o preço escolhido pela empresa em relação ao valor percebido pelo cliente.

“Você compraria o produto? Não, provavelmente não, provavelmente, certamente ou com certeza?”

Intenção decompra.

“Quem utilizaria esse produto, quando e com que freqüência?”

Usuários-alvo, Ocasiões de Compra e freqüência de compra – de acordo com a óptica do consumidor, como esses três atributos são vistos.



INFLUENCIA CICLO DE VIDA FAMILIAR.

1) Idade e estágio do ciclo de vida - Salienta Kotler (1998, p.168) “que as necessidades e os desejos das pessoas modificam-se ao longo de suasvidas”. Nesse sentido, Churchill e Peter (2000, p.162) comentam a existência dos ciclos de vida familiar, isto é, “conjunto de estágios pelos quais as famílias passam e que influenciam suas necessidades e a capacidade de satisfazê-las”. 

O marketing de ciclo de vida da família trabalha com o conceito de que as famílias passam por fases ao longo da sua vida, deste a sua constituição inicial, o...
tracking img