Deus está no controle de tudo.doc

1154 palavras 5 páginas
DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO!

(Habacuque 1:1-2) - O PESO que viu o profeta Habacuque. Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Habacuque significa “abraçar” ou “abraçado”. Ele foi contemporâneo de Jeremias e Obadias.
A Assíria caiu ante a Babilônia em 612 a.C., o Egito foi derrotado pela mesma Babilônia em 606 a.C., e agora, o rei Nabucodonosor marchava para cercar o povo de Deus em Judá.
Internamente, os problemas eram imensos, pois Josias morreu e suas reformas e avivamento não produziram efeitos profundos e prolongados.
O ímpio rei Jeoaquim assumiu o trono. Judá estava às voltas com graves pecados sociais e espirituais. Jeremias profetizava sem ser ouvido.
O profeta olha ao redor e vê os exércitos da Babilônia cercando sua terra. Ele olha para o povo e vê o pecado destruindo o povo.
Em meio a tudo isso é que o profeta Habacuque se levanta com suas indagações perturbadoras.
I – HABACUQUE ERA UM HOMEM DE DEUS QUE NÃO SE CONFORMAVA COM O PECADO QUE SE ALASTRAVA SOBRE A NAÇÃO: (Habacuque 1:3) - Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.
(Habacuque 1:4) - Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.
O profeta fica inconformado com a situação da Nação do povo de Deus.
Enquanto toda a Nação estava achando tudo aquilo normal, o Profeta não dormia direito.
O povo que deveria ser exemplo, era causador de escândalos
O povo que deveria espalhar a mensagem de salvação, espalhava pecado.
O povo que deveria adorar a Deus, vivia escravizado por Satanás.
(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede

Relacionados