Toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiocracia = governo da natureza
Lema: lassez-faire, lassez-passer.
Funções que caberiam ao Estado: garantir o livre comércio, dar a infraestrutura necessária ao escoamento da produção egarantir o direito à propriedade privada.
Substituição da mão de obra servil pela assalariada.
A agricultura, para os fisiocratas, era a única atividade econômica capaz de produzir produtolíquido(excedentes).
A classe dos proprietários era improdutiva, mas recebia renda dos produtivos por ser detentora das terras e, assim, permitir que a agricultura se desenvolvesse. Isso, para afisiocracia, constituía a ordem natural.
1758: publicação do Tableau Économique.
Classe Produtiva: empresariado agrícola, camponeses assalariados e demais trabalhadores agrícolas.
ClasseProprietária: soberano, nobreza proprietária e o clero – dependem da classe produtiva, mas possuem direito natural de receber tal renda, pois detem as terras e administram o Estado.
Classe Estéril: cidadãosocupados com outros serviços (não agrícolas): artesãos, manufatureiros, comerciantes etc.
Produto Líquido = produção – custos
Condições para o funcionamento do Quadro Econômico:  1) todos ossetores tem de gastar o que produzem(em utilidades, não em futilidades, como estava acostumada a nobreza); 2) a população tem que estar distribuída de maneira adequada nos setores; 3) os produtos temque ter a forma material adequada e nas proporções certas (insumos agrícolas, materias primas, manufaturas etc).
Problemas com o Quadro Econômico:  1)caso a produção não fosse ótima em umdeterminado ano, o produto não seria totalmente repassado para a classe proprietária e isso comprometeria o ciclo; 2) caso um ou mais setores decidisse não repassar toda a renda para o outro, ficando com umaparte para si na expectativa de acumular capital (poupança), o ciclo também estaria comprometido.
A classe proprietária deveria reduzir o consumo de luxo a fim de acumular capital para...
tracking img