Deterninantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Este trabalho baseia-se em uma proposta pedagógica desenvolvida no decorrer do 2 semestre do ano de 2009,realizado por Cleomir aluna de pedagogia em meados do mês de agosto
A realização deste ocorreu em uma escala particular localizado na zona Sul de São Paulo.

Esse projeto teve como embasamento teórico Célestin Freinet (18961966) eos PCNs (Parâmetro Curriculares nacionais,1998), e tem a finalidade de apontar a prevenção do meio ambiente,pois á medida que a humanidade aumenta vai interferido na natureza.

Sistemas interiores de vida vegetal e animal são tirados de seu equilíbrio e algumas conseqüências indesejáveis deste tipo de ação humana, são os esgotamentos do solo contaminação do ar,desmatamento, etc...

A questão do meio ambiental, a proteção da vida no planeta, a qualidade de vida das comunidades, compõe alista dos temas de importância internacional, e nesse contexto que iniciam as grandes reuniões mundiais sobre o tema.
Reconhece-se o papel central da educação para a construção de um mundo socialmente justo ecologicamente equilibrado, e requer “responsabilidadeindividual e coletiva em níveis locais, nacionais e planetário” E ,e isso que se espera da Educação ambiental no Brasil, que foi assumida como obrigação nacional pela constituição em 1988.
A educação sozinha não mudaria o rumo do planeta mais com certeza e condição necessária para tanto.
Nesse contexto, fica clara a importância de se educar futuros cidadãos, para que venha agir de modoresponsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente para o futuro.
Para isso e necessário, mas do que informações e conceitos, a escola devera trabalhar com atitudes, formação de valores, e aprendizagem de habilidades e procedimentos.
E esse, e um desafio para a educação, comportamentos ambientais corretos serão aprendidos no cotidiano da escola.
Para tanto, oprofessor precisa buscar mais informações, para desenvolver um bom trabalho juntos com os alunos, e transmitir para os mesmos que o processo de construção e de produção do conhecimento é constante.
O homem também faz parte do meio ambiente em que vive e dele depende para viver.
A proposta do tema é contribuir para que os alunos conheçam as noções relacionadas ao meio ambiente, adotarposturas na escola, e em casa, na comunidade que levem as interações construtivas, observa e analisar criticamente para garantir um meio ambiente saudável que eleva qualidade de vida.

Ao aborda esse tema, abrimos um espaço para que a criança reconheça o mundo no qual ela faz parte, compreendendo o meio ambiente como um todo no qual ocorrem interações que permitem a vida eprincipalmente adotar hábitos de cuidado que levem em conta o respeito ao meio ambiente e que possam garantir uma boa qualidade de vida.

















Capitulo 1


A pedagogia do bom senso
Celestin freinet (1896-1966)


Este projeto teve como embasamento teórico Célestin freinet que desenvolveu métodos de aprendizagem fora da sala de aula estasobservações nasceram justamente ao notar que os alunos para quem lecionava se comportavam tão vividamente quando em contato ao ar livre e pareciam desinteressados dentro da sala e também para eliminar a distância entre aula na classe e a vida lá fora.
O pedagogo era contrário ao uso apenas de manuais em sala de aula, por considerá-los genérico asnecessidades de expansão dos alunos, defendia que os mesmo. Fossem em busca dos conhecimentos que necessitassem através de pesquisas em biblioteca, aulas- passeios, e aulas práticas (realizações de experiências)
Segundo freinet, um dos deveres do professor é criar uma atmosfera laboriosa na escola de modo que estimulem os alunos realizar experiências e procurar...
tracking img