Determinismo nas origens da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Ciências Sociais – Período 1


Determinismo nas origens da sociologia

O pensamento positivista origina da observação do autor e conclusão do mesmo em que o processo de desenvolvimentohumano e social passou por fases que ele chamou de Lei dos três estados.
A fase teológica onde permitiu o ser humano sair do estado primitivo e iniciar o processo de sociedade, de vida em grupo, composições sociais e dogmas e serem respeitados. Nesta fase os fenômenos naturais eram retratados como caprichos de seres divinos, tudo se dava em conceito de algo da imaginação humana. Para Comte a faseteológica se divide em estágios fetichista, politeísta e monoteísta.
A fase metafísica vem de uma forma a superar os conceitos pré-definidos e fictícios da fase teológica. Tentando explicarfenômenos e princípios pelos anseios subjetivos dos indivíduos.
E a fase positiva é onde há libertação do homem da ficção e parte para estudos e compreensão dos fatos. As leis da natureza são elaboradas deestudos científicos a partir da observação. Não mais a preocupação dos resultados finais, mas sim pelos meios. As ciências positivas são a astronomia, matemática, física, química, biologia e a ciênciaque estudava a sociedade, chamada pelo autor de física social.
No pensamento positivista acredita se que as relações humanas e sociais passam pelos dois primeiros estágios de desenvolvimento atéchegar ao ponto maximo da consciência na fase positiva.
Comte foi um pioneiro nas ciências sociais, devido ao contexto histórico em que nasceu oriundo de revoluções e insurreições o mesmo teve estedespertar de tentar conhecer mais do seu estado contemporâneo. Observando que as relações de subordinação entre operários e detentores dos meios de produção eram falidas e geravam odiosas, gerando caos oautor tentou procurar uma solução com suas pesquisas. Chegando a conclusão que realmente faltava uma ciência que estudasse diretamente a sociedade.
Ele se atreveu a fazer isso contribuindo como...
tracking img