Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

LUCIANE MANARA

Professor- CLECI SPERANZA DE TONI
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso PED 0080 – Prática do Módulo II
22/01/2011

RESUMO

Este trabalho apresenta como tema a sociologia da educação; nele poderemos ver a história da sociologia, como surgiu, os sociólogos que fizeram parte, como a sociologia mudou a maneira de ensinar. Ahistória da sociologia confirma a inclinação inicial; a de estudar para obter compreensão sobre os desvios, os fenômenos que desestruturam a ordem social, os conflitos oriundos das diferentes relações sociais. De forma breve, podemos dizer que a sociologia concentra seu foco de análise nos problemas presentes, mas com vistas a explicá-los em suas singularidades e regularidades, e, por conseguinte,oferecer soluções pautadas nas análises empreendidas. O que se observa ao longo do desenvolvimento da sociologia como matéria científica é a sua crescente diferenciação; quanto mais complexas se tornam as organizações sociais, tão mais a sociologia se pluraliza e enseja a formação de novas teorias, sejam elas de micro, médio ou longo alcance. Os limites encontrados por essas correntes teóricas esbarramjustamente no alcance de suas explicações. Uma das primeiras características da sociologia como conhecimento científico é a predominância de uma visão teleológica.

Palavras-chave: Educação. Sociologia. Sociólogos.

1 INTRODUÇÃO

No campo acadêmico, muito se tem avançado no debate da sociologia educacional; contribuições que vêm desde clássicos como Marx, Weber e Durkheim. Asociologia nos adverte que os sistemas educacionais em algumas nações asseguram a reprodução dos padrões de desigualdade social existente, a educação tem sido colocada no centro dos movimentos pela igualdade, liberação e transformação social, é necessário discutir a relação entre educação como um ideal e os resultados do sistema educacional, refletir sobre as políticas governamentais atuais e as aspiraçõesdos próprios estudantes e a questão do futuro da educação.
Este trabalho tem por objetivo, propiciar a compreensão da origem histórica e da constituição do conhecimento na sociologia; dotar de capacidade analítica, de modo que possam analisar as diferentes situações e problemas suscetíveis de ocorrerem na sociedade; demosntrar a existência de diferentes visões da sociedade, quer numaperspectiva mais crítica, quer do ponto de vista mais conservador.
Aprender sociologia é desenvolver a capacidade de pensar de forma imaginativa e de nos distanciarmos de idéias preconcebidas sobre as relações sociais. A tarefa da sociologia é investigar a ligação que há entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos. O mundo contemporâneo é diferente do passado e a missão dasociologia é nos ajudar a compreender o mundo em que vivemos e nos alertar para aquilo que possa ocorrer no futuro. Várias pessoas são atraídas pela Sociologia, sendo fascinante, provocativa e aplicável, principalmente quando a sociedade passa por mudanças drásticas como, o processo de industrialização.
Desde sua constituição como disciplina autônoma, a sociologia diferencia-se de outrasdisciplinas científicas que têm a vocação de estudar o social com o discurso do senso comum.

2 DESENVOLVIMENTO

A partir de ambas as revoluções, Industrial e Francesa, dá-se a ascensão de um novo grupo/classe, a burguesia; também, o aumento da capacidade de produção humana determinará profundas mudanças no setor econômico.

Para Comte, o ato humano não é livre, já que é determinadopor causas das quais não se pode escapar, como raça (determinismo biológico), o meio (determinismo geográfico) e o momento (determinismo histórico).
Comte foi um dos precursores da Sociologia e é considerado, também, o fundador desta ciência, a qual acabou definindo como “física social”. Suas idéias foram posteriormente desenvolvidas e aprimoradas por Émile Durkheim, que trouxe para o campo...
tracking img