Seminario de entomologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário
de
Entomologia Geral

Comunidade local de Coleoptera em Cerrado: Diversidade de Espécies e Tamanho do Corpo

Autores: Fernanda Pinheiro
Ivone R. DinizKiniti Kitayama

Local onde foi realizado a pesquisa: Cerrado lato sensu em Brasília-DF : Campo murundum, campo sujo e cerrado sensu stricto.Revista onde foi publicado: Anais Sociedade Entomológica do Brasil 27(4)

Ano da publicação: 1998

Hipóteses: Riqueza, abundância e tamanho do corpo em espécies de Coleoptera no cerrado

Oque levou os autores a fazer esta pergunta? A escassez de estudos sobre coleópteras, a maior ordem de insetos, na região do Cerrado.

Como o trabalho foi realizado: Este estudo foi realizadoem três áreas fitofisionomicamente diferentes do cerrado; As coletas foram realizadas com rede de varredura de 40 cm de diâmetro, a ordem das coletas foi: campo de murundum, campo sujo e cerradosensu stricto, em cada área foram utilizados 20 transectos de aproximadamente de 100 metros separados um do outro por cerca de 15 metros. Após a coleta as amostras foram mantidas em câmara fria a 4°C atéa triagem, constitui na separação dos insetos da vegetação, e em seguida na identificação dos insetos por ordem e contagem de jovens e adultos e em cada indivíduo foram feitas medidas do comprimentodo corpo em milímetros.
Quais os principais resultados obtidos? Foram obtidos um total de 8.385 insetos adultos, com a ordem Coleoptera correspondendo a 12,4% (Tabela 1); com 22,3% de Coleoptera naárea 1, 12,7% na área 2 e apenas 2,7% na área 3. Foram encontrados 1.044 espécimes de Coleoptera de 155 espécies, distribuídos em 15 familias. Chrysomelidae e Curculionidae foram as famílias melhorrepresentadas, apresentando a maior riqueza de espécies e a maior abundancia (Tabela 2).

Os valores obtidos para tamanho do corpo mostraram para todas as áreas um maior de espécies (entre 65-75%) e...
tracking img