Determinantes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Saúde e seus Determinantes Sociais

Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) possuem diversas definições, como as propostas pela Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), pela Organização Mundial da Saúde, por Nancy Krieger em 2001 e Tarlov em 1996. De modo geral, DSS são as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população, que estão relacionadascom sua situação de saúde.
O consenso existente sobre a importância dos DSS foi construído ao longo da história. No século XIX predominava a teoria miasmática, sendo reforçada por estudos sobre a contaminação da água e alimentos, e riscos ocupacionais. Tais estudos deram apoio para as ações da saúde-pública. Nas últimas décadas desse século, com o trabalho de bacteriologistas, como Koch ePasteaur, para a explicação do processo saúde-doença, afirmou-se o “paradigma bacteriológico”. Com ele foram criadas escolas de saúde para a formação de profissionais de saúde pública, e surgiram conflitos entre a saúde pública e a medicina. Após alguns debates, a saúde pública foi orientada ao controle de doenças específicas, baseada na bacteriologia. Ao longo do século XX a saúde foi definida comoum completo bem-estar físico, mental e social, porém, na década de 50 houve uma ênfase nas campanhas de combate as doenças específicas com a aplicação de tecnologias de prevenção ou cura. O tema dos determinantes sociais foi recolocado em destaque no final dos anos 70, pela Conferência de Alma-Ata e as atividades inspiradas no lema “Saúde para todos no ano 2000”. Entretanto, o destaque para osdeterminantes sociais foi afirmado apenas com a criação da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS, em 2005.
O avanço no estudo que relacionam sociedade e saúde é marcante no estudo das iniqüidades em saúde. De acordo com Nancy Adler, a terceira e atual geração de estudos sobre iniqüidades em saúde está dedicada principalmente aos A Saúde e seus Determinantes Sociais. Os fatoresindividuais são importantes para identificar quais pessoas em uma sociedade estão submetidas à maior risco em relação à saúde. Enquanto as diferenças nos níveis de saúde entre grupos e países estão relacionadas, principalmente, a desigualdade na distribuição de renda. De acordo com o estudo de Rose e Marmot (1981), os fatores de risco individuais, como colesterol e hipertensão arterial, explicam de35% a 40%. E os restantes 60%-65% estavam relacionadas aos DSS.
As abordagens para o estudo dos mecanismos através dos quais os DSS provocam as iniqüidades de saúde são os “aspectos físico-materiais” na produção da saúde e da doença, os “fatores psicosociais”, os enfoques “ecossociais”, os “enfoques multiníveis” e os que analisam as relações entre a saúde das populações, as desigualdadesnas condições de vida e o grau de desenvolvimento da trama de vínculos e associações entre indivíduos e grupos. Há diversos modelos que esquematizam a relação entre os fatores estudados através de diversos enfoques. Como o modelo de Dahlgren e Whitehead, o qual relaciona as condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais, de acordo com a figura 1. E o modelo de Diderichsen e Hallqvist, de1998, o qual foi adaptado por Diderichsen, Evans e Whitehead (2001), que enfatiza a estratificação social gerada pelo contexto social, que confere aos indivíduos posições sociais distintas, as quais por sua vez provocam diferenciais de saúde, de acordo com a figura 2. Esses modelos nos ajudam a identificar pontos para intervenções políticas, a fim de minimizar a desigualdade de DSS.



Modelo1 - Determinantes sociais: modelo de Dahlgren e Whitehead

Modelo 2 - Determinantes sociais: modelo de Diderichsen e Hallqvist
Considerando o modelo de camadas de Dahlgren e Whitehead, o primeiro nível indica que os fatores comportamentais e de estilos de vida estão significativamente influenciados pelos DSS, portanto precisa-se de políticas de abrangência populacional que promovam...
tracking img