Principais crises economicas dos eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais crises dos
Estados Unidos da
América

Principais Crises dos EUA

Depois da depressão econômica vivida pelo mundo no fim do século XIX, o mundo viveu uma crise financeira que até osdias atuais serve de paradigma de profundas falhas econômicas, a crise de 1929. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, os norte-americanos supriram a Europa de manufaturas, matérias-primas ealimentos; detinham cerca de 50% do estoque mundial de ouro.
A produção norte-americana prosperou bastante entre os anos de 1921 a 1928, mesmo período em que ocorreram quedas das exportações devido arecuperação das nações européias. Além da queda das exportações e empréstimos para a Europa, a mecanização do campo, a facilidade de crédito e o aquecimento de seus compradores foram causas principais paraa quebra da Bolsa de Valores de Nova York, que em 1929, era mais especulativa do que real.
No ano de 2007, amadureceu nos EUA, a chamada crise imobiliária, tecnicamente referente a crise decrédito nos EUA. No início dos anos 2000, comprar um imóvel tornou-se tarefa mais fácil, pois durante o governo de George W. Bush, os juros do financiamento imobiliário estiveram fixados em torno de 2% aoano, o que tornou o crédito de compra de imóvel acessível à população de renda mais baixa.
O mercado imobiliário ficou aquecido, mas com o aumento dos juros, muitos mutuários por não terem condiçõesde pagar, entregaram os imóveis, começou a sobrar imóvel no mercado, gerando baixa do preço dos mesmos. No fim, as financiadoras ficaram com os imóveis de valor baixo e sem dinheiro necessário (queplanejavam receber) para pagar os títulos de investimentos.
As empresas financiadoras resolveram jogar os títulos de investimento imobiliário na venda da bolsa de valores, o que espalhou a crise paramercados de todo mundo. O FMI reconheceu que a turbulência financeira que iniciou no verão de 2007, se transformou em crise completa, e que tal fato desencadeia um declínio acentuado na atividade...
tracking img