Projeto de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
COORDENAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMUNICAÇÃO

PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DA REDE DO CIAE
PARTE 1

Daniel Araújo Tormin
Everton José Vieira

GOIÂNIA
2009/2
1. RESTRIÇÕES DO NEGÓCIO

1.1. Conhecendo o negócio

A rede do CIAE é exclusivamente de cunho acadêmico e sem fins lucrativos. O projeto de aperfeiçoamento desta rede nãoobservará aspectos de lucros financeiros, mas se preocupará, basicamente, com a melhoria ao acesso à internet, diminuir o congestionamento do tráfego e garantir uma rede mais segura e de melhor benefício para o crescimento acadêmico dos alunos.

1.2. Estrutura organizacional

O CIAE é dividido em oito salas, sendo cinco para uso dos alunos em aulas práticas com disponibilidade ao acesso àinternet. A coordenação do CIAE é de responsabilidade da servidora Andréia que conta também com o apoio de alguns professores que fazem parte da Coordenação de Informática e com a ajuda de estagiários e bolsistas que ficam na parte de recepção e de manutenção dos laboratórios. Os laboratórios estão sob a responsabilidade do professor Carlos que está trabalhando para a melhoria da rede do CIAE.No aspecto físico, o CIAE possui um rack que recebe sinal vindo do servidor do IFG e distribui por cabeamento para todas as salas. Cada sala possui um pequeno armário com um Hub distribuidor. Há também no CIAE um acess point que gera sinal wirelless.

1.3. Objetivo da rede

O objetivo da rede do CIAE é puramente acadêmico no sentido de proporcionar aprendizado e conhecimento paraos usuários através de pesquisa, laboratórios, simulações, aulas práticas usando os recursos da rede, equipamentos, aplicativos disponibilizados.

1.4. Critérios para o sucesso

O CIAE precisa de uma rede que atenda tanto a necessidade dos professores em relação aos recursos didáticos e laboratoriais para usufruto de suas aulas e também a necessidade dos alunos em ter equipamentos deinformática disponíveis para o aprendizado, pesquisas e aulas práticas laboratoriais.
Os equipamentos precisam de robustez para rodar os diversos aplicativos que serão utilizados pelos professores em suas aulas. A rede precisa ser rápida e bem estruturada para evitar congestionamentos. O planejamento e gerenciamento da rede devem ser bem executados para evitar indisponibilidade,congestionamento e problemas de segurança.

1.5. Escopo da rede

A rede do CIAE possui algumas limitações devido a atual estrutura física e lógica. A estrutura com distribuição por hubs não é a ideal devido ao tamanho da rede e as características que ela precisa ter para atender suas necessidades e objetivos. A rede wirelless é mal distribuída fazendo com que o sinal seja fraco em algumas salasdo departamento.
O IFG fará uma nova rede no CIAE, por isso, é importante o desenvolvimento deste projeto a fim de se ter uma análise das necessidades e restrições desta rede.
A rede cabeada precisa ser distribuída através de switchs e roteadores para melhorar o tráfego e disponibilidade. Há a necessidade de um servidor próprio para melhor gerenciamento e segurança da rede. A redewirelless precisa ser centralizada para melhor distribuição do sinal. Estes e outros fatores precisam ser observados para uma melhor performance da rede, além de pessoal qualificado para cuidar do gerenciamento e manutenção da rede.

1.6. Aplicações utilizadas na rede

Aplicações diversas serão necessárias para que os objetivos da rede do CIAE sejam alcançados. Serão necessáriasaplicações que envolvam transferência e compartilhamento de arquivos; gerenciamento e segurança de redes; acesso controlado à internet; além de aplicativos para cálculos, laboratórios práticos, programação, design gráficos, entre outros.

2. RESTRIÇÕES TÉCNICAS

2.1. Arquitetura de rede do CIAE

Arquitetura de rede do IFG se divide em departamentos sendo que a parte analisada é uma parte...
tracking img