Determinantes da produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Desenvolvimento:
Produtividade
Produtividade é minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais,
mão-de-obra, máquinas, equipamentos, etc., para reduzir custos de produção,
expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos
reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do
capital, do trabalho e dos consumidores. (HALLGREN &MESSIAS)

2- Determinantes da produtividade
Capital Físico: Os trabalhadores são mais produtivos se dispõem de ferramentas para trabalhar. O estoque de equipamentos e estruturas utilizadas na produção de bens e serviços são chamados de Capitais Físicos. Por exemplo: quando os marceneiros fabricam móveis, usam serrotes, tornos e brocas de perfurar. Uma maior quantidade de ferramentas permite que otrabalho seja realizado com maior rapidez e precisão. Ou seja, um trabalhador que tenha apenas ferramentas manuais fabricará menos móveis por semana do que outro que tenha equipamento de marcenaria sofisticado e especializado. Uma característica importante do capital é ser um fator de produção produzido, ou seja, o capital é um insumo do processo produtivo que foi, no passado, o produto de outroprocesso produtivo. O Capital é um fator de produção usado para produzir todos os tipos de bens e serviços, incluindo mais capital.
Capital Humano: Conhecimentos e habilidades adquiridos pelos trabalhadores através do ensino, do treinamento e da experiência. O capital humano inclui as habilidades adquiridas nos programas de primeira infância, nos ensinos fundamental e médio, na universidade e notreinamento no emprego para trabalhadores adultos. O capital humano é semelhante ao capital físico em muitos aspectos. Assim como o capital físico, o capital humano aumenta a capacidade da nação para a produção de bens e serviços. Da mesma forma que o capital físico, o capital humano é um fator de produção produzido. Produzir capital humano exige insumos sob a forma de professores, bibliotecas etempo dos estudantes. Assim sendo, os estudantes podem ser vistos como trabalhadores que têm a importante tarefa de produzir o capital humano que será usado na produção futura.
Recursos Naturais: Insumos fornecidos pela natureza para a produção de bens serviços, como a terra, os rios e jazidas minerais. Podem ser renováveis ou não renováveis. Uma floresta é um exemplo de recurso natural renovável.Quando uma árvore é derrubada, uma muda pode ser plantada em seu lugar para ser utilizada no futuro. O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável. Como ele é produzido pela natureza ao longo de milhões de anos, sua oferta é limitada. Uma vez esgotadas as reservas de petróleo, é impossível criar mais. Embora os recursos naturais sejam importantes, não são necessários para que umaeconomia seja altamente eficiente na produção de bens e serviços.
Conhecimento Tecnológico: O conhecimento que a sociedade tem das melhores maneiras de produzir bens e serviços. O conhecimento tecnológico assume várias formas. Algumas tecnologias são de conhecimento comum, depois que alguém utiliza, todos ficam a par delas. Por exemplo, depois que Henry Ford introduziu com êxito a produção em linhas demontagem, outros fabricantes de automóveis rapidamente seguiram seu exemplo. Outras tecnologias são proprietárias por um curto período de tempo. Quando uma empresa farmacêutica descobre uma nova droga, o sistema de patentes lhe confere um direito temporário de fabricação exclusiva. Quando a patente expira, para a produção de bens e serviços da economia. Conhecimento Humano e Tecnológico emboraparecidos há uma diferença importante entre eles. O conhecimento tecnológico se refere ao conhecimento que a sociedade tem de como o mundo funciona. O capital humano se refere aos recursos gastos para transmitir esse conhecimento à força de trabalho.
Para a macroeconomia clássica a Economia cresce com aumentos de produtividade. Aumentos de produtividade ocorrem quando se investe em capital...
tracking img