Detectores geiger muller

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ







Gilmar Kochem
Simone Lourenço
Sueli Meirelles
Aline Severo
Luis Ferreira
Cleonete Morelo
Alenilton Arruda






Detectores Geiger-Muller













Rio de Janeiro

2012




Introdução:

A percepção da radiação, seja qualitativa ou quantitativa, só pode ser realizada com a ajuda de materiais ou instrumentoscapazes de captar e registrar sua presença. A detecção é realizada pelo resultado produzido da interação da radiação com um meio sensível (detector). Em um sistema detector, os detectores de radiação são os elementos ou dispositivos sensíveis a radiação ionizante utilizados para determinar a quantidade de radiação presente em um determinado meio de interesse. A integração entre um detector e um sistemade leitura (medidor), como um eletrômetro ou a embalagem de um detector é chamado de monitor de radiação. Os sistemas detectores que indicam a radiação total a que uma pessoa foi exposta são chamados de dosímetros.
A diferença entre cada uma das categorias está relacionada com a faixa de energia de cada tipo de radiação que se deseja medir, bem como a resolução e eficiência que se desejada medição. Cada tipo de detector possui uma aplicação onde sua eficiência será melhor e sua precisão maior.

Tipos de Detectores:
- Detectores à gás
- Cintiladores
- Dosímetros

Detectores à gás
Os detectores a gás são conhecidos também como detectores por ionização em gases. Isto porque a radiação incidente no volume sensível (o gás) cria pares de íons que podem ser contados em umdispositivo de medida elétrica (unidade de leitura).



Detectores à Gás:
- Câmara de Ionização
- Proporcional
- Geiger-Müller

Câmara de Ionização
A corrente gerada não é dependente da tensão aplicada, mas sim uma função do número de interações com os fótons incidentes.


Contador Proporcional
Os elétrons são acelerados em direção ao ânodo com energia suficiente paraionizar outros átomos. Este detector é conhecido como proporcional, pois o pulso elétrico gerado é um múltiplo da interação ocorrida no gás.

Detector Geiger-Müller
O número de elétrons coletados é independente da ionização inicial feita pelo fóton incidente. Os pulsos gerados tem grande amplitude (>1V) simplificando a instrumentação.




DETECTORES DE RADIAÇÃO



PRINCÍPIOS DE OPERAÇÃODOS DETECTORES DE RADIAÇÃO

Detectores de radiação

Detector de radiação é um dispositivo que, colocado em um meio onde exista um campo de radiação, seja capaz de indicar a sua presença. Existem diversos processos pelos quais diferentes radiações podem interagir com o meio material utilizado para medir ou indicar características dessas radiações. Entre esses processos os mais utilizados são osque envolvem a geração de cargas elétricas, a geração de luz, a sensibilização de películas fotográficas, a criação de traços (buracos) no material, a geração de calor e alterações da dinâmica de certos processos químicos. Normalmente um detector de radiação é constituído de um elemento ou material sensível à radiação e um sistema que transforma esses efeitos em um valor relacionado a uma grandezade medição dessa radiação.



Propriedades de um detector

Para que um dispositivo seja classificado como um detector apropriado é necessário que, além de ser adequado para a medição do mensurando, apresente nas suas sequências de medição algumas características, tais como:

a. Repetitividade, definida pelo grau de concordância dos resultados obtidos sob as mesmas condições demedição;

b. Reprodutibilidade, grau de concordância dos resulta dos obtidos em diferentes condições de medição;

c. Estabilidade, aptidão do instrumento conservar constantes suas características de medição ao longo do tempo;

d. Exatidão, grau de concordância dos resultados com o “valor verdadeiro” ou “valor de referência” a ser determinado;

e. Precisão, grau de concordância...
tracking img