Trastorno do sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


Os distúrbios do sono provocam conseqüências adversas na vida das pessoas por diminuir seu funcionamento diário, aumentar a propensão a distúrbios psiquiátricos, o surgimento e agravamento de problemas de saúde, riscos de acidentes de tráfego, no trabalho, e por comprometer a qualidade de vida. O distúrbio que iremos abordar com maior ênfase é a Narcolepsia. O sintoma maisexpressivo é a "preguiça" e sonolência diurna excessiva, que deixa o paciente em perigo durante a realização de tarefas comuns, isso faz com que a pessoa passe a apresentar dificuldades no trabalho, na escola e, até mesmo, em casa no relacionamento com familiares.


INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos dissertar um pouco sobre os principais distúrbios do sono que ocorrem atualmente, com uma ênfasena Narcolepsia. Decidimos por esse tema devido à grande ocorrência desses na sociedade, é sabido que as pessoas dormem cada vez pior. Nossos objetivos foram os de dar uma resumo breve e simples dos grandes problemas que envolvem o sono nessa época, suas conseqüências e influência na qualidade de vida das pessoas, no caso da Narcolepsia nosso estudo foi um pouco mais profundo, envolvendo seuimpacto pessoal e profissional e seu tratamento.
Através de toda essa análise, desejamos perceber e comprovar que os distúrbios do sono não são somente causados por problemas físicos, mas também psicológicos e comportamentais, tentando enxergar esses problemas em toda a sua complexidade e influência.

MÉTODO

Material: Utilizamos diversos materiais na pesquisa sobre os principais distúrbios dosono, partimos de uma pesquisa na internet, na qual encontramos diversos artigos de periódicos científicos, periódicos não-científicos e algumas bases de dados. Através dessa pesquisa, nos deparamos com diversos nomes de livros, que acabamos utilizando para nosso trabalho. Com o desenvolvimento da pesquisa e do assunto, decidimos nos focar na Narcolepsia, sobre suas alterações fisiológicas epsicológicas mais prevalentes e os tratamentos. Em resumo, o texto foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas online, publicações cientificas, artigos, e ,principalmente, livros.

Procedimento: Para a realização deste trabalho, a primeira tarefa foi encontrar uma situação-problema do senso comum para que, a partir daí, pudéssemos escolher um tema para o desenvolvimento do trabalho. Através de umapesquisa na internet, utilizando as seguintes palavras-chave: “SONO, DISTÚRBIOS ATUAIS“, chegamos à uma reportagem da Revista Veja, que escolhemos como base para nosso trabalho. Após isso, fizemos uma vasta pesquisa de material teórico para reunir a bibliografia necessária, para isso a principal fonte de pesquisa foi, a princípio, a internet, procuramos em diversas bases de dados que abrigamperiódicos científicos e, através disso, chegamos a diversos nomes de livros, os quais lemos, analisamos e, assim, definimos quais eram mais adequados para nosso enfoque.

RESULTADOS

O sono é uma função fisiológica de extrema importância para a boa qualidade dos indivíduos.
O sono é um regulador essencial das condições de saúde....grande responsável pelo desempenho físico e mental de umapessoa, capaz de influir na coordenação motora, na capacidade de raciocínio e de memória, na ansiedade, na disposição emocional e no desempenho cognitivo, além da regulação hormonal, da recuperação física e do crescimento e da temperatura corporal. ( Reimão, 2008)

Classificação internacional dos distúrbios do sono

A Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (ICSD) (American SleepDisorders Association, 1997) é um dos sistemas classificatórios mais utilizados na literatura especializada, incluindo quatro grupos organizados em subgrupos: dissonias, parassonias, distúrbios do sono associados a alterações médicopsiquiátricas e distúr-bios do sono propostos.
• Dissonias: distúrbios que levam a sonolência excessiva ou dificuldade em iniciar e manter o sono.
o...
tracking img