Deslocamento de equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA
3º PERÍODO
TURMA: 530 301



RELATÓRIO – QUÍMICA ANALÍTICA
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO
ÁCIDO – BASE


NATÁLIA GOMES LIMA








São Luís – MA
2012/2º
PRÁTICA: DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO

Parte 01 – Equilíbrio: Cloreto de ferro II e Tiocianato de amônio
FeCl3 + 3NH4SCN Fe (SCN)3 +3NH4Cl
Nesta primeira parte do experimento, a partir dos procedimentos dados em roteiro, realizou-se a reação acima em uma proveta numa proporção de 2 mL de FeCl3 a 0,05 mol/L para 2 mL de NH4SCN e obteve-se uma coloração vermelho-sangue. Completou-se a proveta com água até uma marca de 40 mL e homogeneizou-se. Por conseguinte, distribui-se a solução resultante em tubos de ensaio enumerados de 1 a 4com volume de 10 mL cada.
A partir do feito foi-se adicionando substâncias aos produtos e reagentes para que se observasse o deslocamento do equilíbrio, sempre em relação ao tubo 04, tomado como padrão.

RESULTADOS

* Tubo 01
Aos 10 mL da mistura colocados previamente foi-se adicionado 2 mL de FeCl3. Observando a reação: FeCl3 + 3NH4SCN Fe (SCN)3 + 3NH4Cl, observa-se que foi adicionadoreagente a solução, isso faz com o equilíbrio seja deslocado em direção aos produtos, resultando em relação ao tubo 04, numa mistura mais escura e viscosa, porém homogênea de coloração marrom-alaranjado.

* Tubo 02
Aos 10 mL da mistura foram-se adicionado 2 mL de NH4SCN. Observando-se a reação: FeCl3 + 3NH4SCN Fe (SCN)3 + 3NH4Cl, vê-se novamente que foi aumentada a concentração dereagente, isso resulta num deslocamento em direção ao produtos, no entanto, relacionado ao tubo 04 a solução resultante tem a mesma coloração e também é homogênea.

* Tubo 03
Aos 10 mL da mistura foi adicionado uma ponta de espátula de NH4Cl sólido. Observando-se a reação: FeCl3 + 3NH4SCN Fe (SCN)3 + NH4Cl, vê-se que foi aumentada a concentração dos produtos, resultando em um deslocamento deequilíbrio em direção ao reagentes, relacionado ao tubo 04 obteve-se uma solução homogênea de coloração vermelho-alaranjado.

* Tubo 04
Tubo padrão utilizado para fim comparatório aos demais, neste a coloração é apenas vermelha e não vermelho-sangue, pois o conteúdo e resultado da adição de 40 mL de água a solução feita inicialmente.

Questionário
1) Quando uma reaçãoreversível atinge o equilíbrio químico?
É atingido o equilíbrio químico quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam e a temperatura é mantida constante, desta forma atinge-se o estado de equilíbrio. Mas é importante observar que mesmo atingido o equilíbrio a reação se mantém a nível microscópico, porém com a mesma velocidade até que as concentrações de reagentes e produtos também semantenham constante, ou seja, o equilíbrio não esta deslocado para nenhum lado, desta forma é atingido o equilíbrio dinâmico.

2) Qual a coloração do tiocianato férrico?
Vermelho-sangue
3) Considere o equilíbrio 01 e complete:
a) Ao se adicionar cloreto férrico (FeCl3), o equilíbrio deslocará para: direita, em direção à formação dos produtos.
b) Ao adicionar cloreto de amônio(NH4Cl), o equilíbrio se deslocará para a: esquerda, em direção ao retorno dos produtos em reagentes.

Parte 02 – Deslocamento do equilíbrio: Dicromato e Cromato
Cr2O7= + H2O 2CrO4= + 4H+
Nesta segunda parte do experimento, inicialmente enumerou-se quatro tubos de ensaio de 5 a 8 e não de 1 a 4 como proposto em roteiro, pelo fato de denotar continuidade em relação à primeira parte doexperimento.
Nos tubos 05 e 06 colocou-se 2 mL de solução de cromato de potássio e nos tubos 07 e 08 2 mL de solução de dicromato de potássio.
A partir do feito foi-se adicionando substâncias a dois dos quatro tubos para que se observasse o deslocamento do equilíbrio, sempre em relação ao tubo 05 para o cromato e em relação ao tubo 08 para o dicromato de potássio, tomados como padrão.

*...
tracking img