Deslocamento do equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESLOCAMENTO DO EQUILIBRIO


Equilíbrio químico é um "fenômeno" muito comum, que sempre ocorre nas mais diversas situações. Por isso seu estudo é importante compreensão de muitas coisas queacontecem. A partir do momento em que o homem descobriu o equilíbrio químico e conseguiu entendê-lo, muitos fenômenos puderam ser explicados e, em alguns casos, até controlados para beneficiar a sociedadehumana.
Quando uma reação química atinge o equilíbrio ela tem a tendência de permanecer assim indefinidamente, desde que não haja perturbação externa.
O Princípio de Le Chatelier regra essassituações: "quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este desloca-se no sentido que tende a anular esta perturbação, procurando ajustar-se a um novo equilíbrio."
Toda reaçãoreversível tende para um estado de equilibro. Atingido o equilíbrio, as velocidades das reações diretas e inversas permanecem iguais, em conseqüência, a reação química fica como se estivesse parada e asquantidades de reagentes e produtos não se alteram. No entanto é muito importante aprender como seria possível perturbar um equilíbrio, aumentando a velocidade de uma das reações. Assim se conseguirmosaumentar a velocidade da reação direta, iremos aumentar o rendimento da reação, o que é muito importante do ponto de vista econômico, principalmente para as reações industriais. Esse truque é denominadodeslocamento de equilíbrio. Assim pode-se dizer que: “Deslocamento do equilíbrio é toda e qualquer alteração de velocidade da reação direta ou inversa, provocando modificações nas concentrações dassubstâncias e levando o sistema a um novo estado de equilíbrio.” Considerando a reação reversível abaixo: REAGENTE A + REAGENTE B PRODUTO C + PRODUTO D. Nas reações reversíveis, quando a velocidade dareação direta aumenta, dizemos que o equilíbrio está se deslocando para a direita; pelo contrário, quando aumenta a velocidade da reação inversa , dizemos que está se deslocando para a esquerda. Os...
tracking img