Artes visuais licenciatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula
Série: 6º Ano Turma: A Bimestre: 4º (quarto)
Total de aulas: 3 - C.H. Total: 3h
1º Aula:05/10/2012 (Sexta-feira) – 2º tempo (13h50 ás 16h40) 6ºA
2º Aula:08/10/2012 (Segunda-Feira) - 3º tempo (14h40 às 15h30) 6ºA
3º Aula:15/10/2012 (Segunda-feira) – 3º tempo (14h40 às 15h30) 6ºA
CONTEÚDO:
Arte Bizantina.
Características e obras de arte bizantina.
OBJETIVO:Identificar através de apreciações estéticas as principais características das manifestações e produções dentro da Arte Bizantina.
Reconhecer as características da Arte Bizantina.
METODOLOGIA:
1º AULA
1º - Apresentar-se para a turma explicando como será o decorrer das aulas, e expor o conteúdo a ser trabalhado.
2º - Entregarei um texto para cada aluno, contendo as principais características daArte Bizantina, onde os alunos terão um tempo 3 minutos para lerem individualmente, para em seguida começar a leitura com a turma, selecionarei 1 para ler um parágrafo e outro para ler o seguinte, e assim por diante.
Texto: Arte Bizantina
Constantinopla: Em 330, o imperador Constantino I(c.272-337) mudou o centro do Império Romano de Roma para Constantinopla, a antiga cidade grega de Bizâncio.Constantinopla servia de entreposto para várias rotas comerciais que ligavam a Europa ao Ocidente.
A Arte Bizantina
A arte bizantina foi uma mistura de influências helênicas, romanas, persas, armênias e de varias fontes orientais, sendo assim preservada a cultura clássica greco-romana. Com essa mistura de etnias, foi possível associar todas as partes da cultura bizantina: como o idioma grego, areligião cristã, o direito romano, o gosto pelo requinte oriental, a arquitetura de inspiração persa entre outros, formando assim um novo estilo de arte, rico na técnica e na cor.
Na maioria das vezes com relação à igreja cristã, o objetivo principal da arte bizantina foi representar por meio da arte a supremacia do espiritual sobre o material, da essência sobre a forma, e a elevação dacontemplação das coisas espirituais conseqüência dessa proposição. Podemos afirmar então que a arte bizantina está dirigida pela religião. O clero também organizava a arte, fazendo com que os artistas fossem meros executores de suas obras.
Para os bizantinos, o imperador não só tinha poderes administrativos e espirituais, mas era também considerado o representante de Deus na Terra. Assim o Justiniano I em547 encomendou aos artistas um mosaico dele com uma auréola sobre a cabeça, representando seu poder teocrático e uma vasilha de ouro em suas mãos usada para distribuir pães da Comunhão, enquanto ele celebra a missa ao lado de membros do clérigo e do seu exército.
A aparência grandiosa das figuras frontais, fortalecidas nas obras da arte bizantina, deu lugar a obras que além de se manter solenese majestosas, eram mais vivazes e variadas.
Foi da arte bizantina que surgiu os modelos para toda a Idade Média. Nela também surgiu, pela primeira vez, representações das cortes angelicais. Dentro dos templos, a arte representou uma teologia da imagem. Na parte interna, a arte pode ser concretizada através de pinturas, mosaicos e esculturas. A imagem bizantina foi um aumento do tempo do dogma e oprogresso doutrinal através da doutrina da arte.
Foco :Na arte Bizantina o foco está nas figuras humanas, cujas identidades revelam três elementos principais na formação do Império Bizantino. As mais proeminentes são as figuras de santos da fé cristã – Cristo, a Virgem Maria, os santos e os apóstolos. Bispos e anjos, muitas vezes são retratados em sua companhia. O imperador, que se acreditavaser divinamente sancionada por Deus, era central para a estrutura política e a arte desempenhou um papel vital em visualizar os seus poderes. Imagens de querubins, heróis mitológicos, deuses e deusas, e personificações das virtudes são reflexos da influência contínua da herança clássica de Bizâncio.
As figuras retratadas frontalmente, de aspectos majestosos, vigentes nas primeiras obras da arte...
tracking img