Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade social, desenvolvimento desigual

UNOPAR
2008







Pesquisa sobre as Desigualdades Sociais e sua influência no desenvolvimento do Brasil, orientadas a partir dos questionamentos:

1. Que outras soluções poderiam ser desenvolvidas no sentido de reduzir ou eliminar as desigualdades sociais no Brasil?
2. O que o poder público brasileiro (governo) tem feito no sentidode combater as desigualdades sociais?
3. Qual o quadro geral das desigualdades sociais no Brasil?
4. Como são produzidas as desigualdades sociais?
5. O que significa o termo “desigualdades sociais”?



Desigualdade social, desenvolvimento desigual

As desigualdades sociais no Brasil são seculares, e provém desde os tempos da colonização. Os índios foram expulsos das suas terras, postosem reservas e escravizados; os negros africanos foram explorados até a última gota de sangue, e quando foram libertados foram entregues ao acaso; os trabalhadores brancos também foram muito explorados, em seguida os imigrantes, que no início sofreram do estigma de exploração pós-colonialista, mas se sobressaíram por sua perseverança e formação histórica, sendo em seguida os maiores investidoresdeste País. O resultado de tudo isso foi à formação de uma sociedade extremamente exclusivista, e que perdura até hoje: as riquezas concentradas numa minoria pseudo-burguesa, enquanto a maioria da população tem sido excluída do contexto do desenvolvimento. Formar assim, um conceito de desigualdade social se complica, pois este fenômeno deve ser entendido em seu caráter histórico, cultural eeconômico, cujas respostas foram buscadas a partir de questionamentos pré-definidos que norteiam o significado empírico do termo “desigualdade social”. Assim como, do seu contexto na sociedade mundial e local, e, a saber, as sugestões para a diminuição e a eliminação dessa chaga da humanidade.

O primeiro questionamento busca o significado do termo “desigualdades sociais”. Como foi observadoanteriormente, a significância deste termo é empírica e não há uma definição específica do termo, mas podem ser entendidas como a conseqüência das relações da produção, onde uma maioria é responsável pela produção e a outra parte, a minoria pelos lucros da comercialização. É quando esta minoria tem sobre si a concentração do poder, econômico e político, em detrimento da maioria que sofre principalmente com odescaso sociais ligados a pobreza. O termo também exprime a tendência da sociedade em geral de dividir as classes, social e culturalmente, separando os indivíduos, principalmente, por sua condição econômica. Num resumo dos pensamentos do filósofo alemão Karl Marx, as desigualdades são frutos das relações, sociais, políticas e culturais, expressando que a separação não é apenas econômica, mas,sobretudo, culturais.

Outro questionamento busca resposta para a forma como são produzidas as desigualdades sociais. Nas observações e estudos em artigos científicos publicados, entendemos que as desigualdades são produzidas a partir do momento que uma sociedade cria o seu rol de exclusão, principalmente, através da competência econômica. O mesmo também ocorre quando uma classe nega a outra por suacultura, como ocorre nas sociedades de castas, e em países desenvolvidos com altos índices de imigração. Estas desigualdades tornam-se mais visíveis quando se criam bolsões de pobreza, causados pela falta de políticas governamentais de inclusão, visto que o Estado infelizmente, atende historicamente primeiro aos meios produtivos, ou seja, os mais ricos primeiro e os mais pobres para depois. Estasdesigualdades são uns dos principais vetores da violência urbana e das guerras. Paises assolados pela miséria são grandes fontes de violência, onde enquanto se briga pelo poder, milhões morrem de fome. Esta mesma desigualdade ultrapassa a fronteira da pobreza e pousa nas sociedades religiosas, como os mulçumanos que são de forma absurda, perseguidos e excluídos pelo modelo cristão ocidental,...
tracking img