Ozono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ozono foi descoberto no século XIX e a sua importância como gás atmosférico tornou-se aparente no inicio do século XX quando se efectuaram as primeiras medições quantitativas da espessura da camadade ozono.
O que é o ozono?
É uma substância elementar gasosa bastante oxidante, azul, venenosa, bastante instável e com um odor desagradável, que lembra lixívia. (a palavra ozono provem do gregoozein que significa mau cheiro)
A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode ser mortal para o Homem.
A sua molécula é constituída por três átomos de oxigénio.
Este gás forma-se, porum processo natural, na Estratosfera (camada da Atmosfera que fica entre os 15 e os 50km de altitude) a partir do Oxigénio e com a ajuda da radiação ultravioleta.

Existem dois tipos de Ozono’s:O ozono estratosférico – que é aquele que nos protege do efeito prejudicial das radiações ultra violeta, absorvendo-as. É conhecido por ozono “bom”.
O ozono troposférico – este forma-se natroposfera, devido à emissão de gases contaminantes da atmosfera e que são produzidos pela indústria e libertados pelos escapes dos automóveis. É poluente, tóxico e pode causar graves problemas à saúdehumana.
Mas eu irei falar do ozono estratosférico.

A Camada de Ozono
Como já sabemos, A atmosfera terrestre encontra-se divida em várias camadas.
90% do ozono atmosférico concentra-se numa zona daestratosfera, entre os 15 e os 50km acima do nível do mar com uma espessura de 35km, que ficou por isso conhecida como camada de ozono.
O ozono é muito menos comum na atmosfera do que o oxigénionormal.
Em cada 10 milhões de moléculas de gases que constituem o ar, cerca de 2milhões são de oxigénio e apenas 3moléculas são de ozono.
Embora em quantidades reduzidas, o ozono desempenha um papel muitoimportante na atmosfera.

As radiações ultravioletas que atingem a Terra podem agrupar-se em três tipos:
* UV-C – as mais energéticas;
* UV-B;
* UV-A – as menos energéticas.
Os...
tracking img