Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOSFUNDAMENTOS DE DIDÁTICACURSO |

Nome: Paulo César Evaristo Milane
Tema: “Educação e desigualdade social”
Brasil,um país rico em dinheiro e pobre em conhecimento.
A educação está totalmente ligada à desigualdade social nos dias de hoje, na verdade ela é o segundo fator para a desigualdade entre pobres e ricosde acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Acredito que a diminuição significativa deste problema seria uma boa base para a resolução de todos os outros problemas sociais dedesigualdade. Apesar do nosso orgulho de sermos uma das oito melhores economias mundiais, temos vergonha de estar em 88º lugar em educação.
Um dos fatores que mais afeta essa desigualdade social noensino, é o acesso à educação de qualidade, onde nós vemos que quem tem condições monetárias consegue uma boa educação através do ensino privado, e quem não tem condições de ter um estudo digno, ou seja,de origem pobre ou menos favorecida financeiramente, tem um estudo ruim e sem estruturas na rede pública. E logicamente, quanto mais preparado educacionalmente, maior ele estará capacitado para exercerseus direitos de cidadão e políticos.
Com isso, vemos a não importância dada ao sistema educacional pelo nosso governo, o que era para ser prioridade, não passa de um simples e pequeno gasto para ogoverno, pois os investimentos são baixos, tanto em estrutura quanto em qualificação dos professores, com isso podemos observar a má qualidade no sistema. O que gera revolta, pois um país que se dizcom uma economia forte poderia muito bem mudar este quadro sobre a desigualdade. O que não ocorre, ao invés disso, vimos um desinteresse muito grande do governo com a nossa educação.
Diante disso,vimos que a desigualdade social, nasce da falha do sistema de educação, que teria que ser uma responsabilidade do governo, o que não é a realidade, que faz com que gere mais pobreza e falta de...
tracking img