Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Não é de hoje que o tema desigualdade gera discussão e é o centro dos debates políticos e sociais. Porém com o crescimento tecnológico e a disseminação da informação se tornando cada vez maior e mais rápida acaba dando novas perspectivas para esse impasse. Afinal desigualdade não é um tema que saia de moda e que deixe de existir, mas por que e de que forma ele se dá em nossasociedade?
Nosso objetivo com este trabalho é analisar como acontece a desigualdade no Brasil e de que forma ela se mostra em nossa realidade. Através de uma reflexão sobre como o tema é tratado vamos abordar as diversas formas com que ela se apresenta e as características que ela apresenta.
DESIGUALDADE COMO FATO SOCIAL
A desigualdade é um fato social que não deixou de se destacar ao longo dahistória da humanidade. Com o tempo, além da diferença de classe, crenças, políticas e gêneros, a sociedade não se esforça para incluir as pessoas que por algum motivo não estão no seu patamar e não se encaixam nos critérios para se incluir na igualdade. Perante a lei todos tem os mesmo direitos e deveres, mas na prática isso é diferente, as pessoas exigem os seus direitos, mas não cumprem com os seusdeveres de respeitar o próximo independente da classe, religião, crenças, raça e diferenças políticas, todos devem respeito ao próximo e todos merecem ser respeitados. Com certeza a igualdade absoluta é algo ideal, mas as pessoas terão que evoluir muito para alcançar com sucesso e passar por cima te tudo que esta englobado nos preconceitos e diferenças. Seja porque os humanos são efetivamentediversos e plurais e os preconceitos são inúmeros por existir diversos grupos, gêneros e gostos. Os grupos se formam e a exclusão e a discriminação aumenta, pois são estabelecidos critérios para ser aceito e considerado igual na sociedade. Infelizmente a sociedade reconhece o sujeito pelas suas diferenças e não por ser um sujeito de direitos. Com isso mantém as desigualdades operando e gerandoinsatisfações das demandas.
Infelizmente a desigualdade é algo que faz parte de grande parte da população. As pessoas não questionam os seus direitos, conformam-se com o que é imposto, não percebem que a mudança vem de baixo pra cima, que se querem mudar o que não esta bom, precisam escolher melhor os seus representantes, precisam fazer manifestações e movimentos para implantar a mudança desejada. Amaioria das pessoas reclama que não esta satisfeita com os impostos, com a educação, com a saúde, com os seus governantes, mas não coloca em prática a insatisfação com tudo acontece de errado. A sociedade pode agir em qualquer ponto que se apresenta falhas e aspectos insatisfatórios, mas infelizmente não é isso que acontece. A sociedade não age e não tem qualquer atitude em relação aos problemas que adesigualdade apresenta. Sem qualquer tipo de manifestação a desigualdade aumenta e a mudança não acontece.
DESIGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA
Observa-se hoje uma desigualdade em grande parte da população, porém nenhum setor da sociedade está a salvo. Apesar de uma economia moderna e crescente, processos de mudança social, econômica e política, acabam por excluir diversos setores da sociedade, atémesmo setores que antigamente encontravam-se no alto da pirâmide hoje ocupam lugares na base ou até mesmo um espaço além da miséria, tudo isto devido a estas transformações.
Destas transformações, pode-se dizer que a social e a econômica são as mais violentas e traumáticas para uma sociedade, como é o exemplo da Argentina que de uma economia crescente e um mercado interno e externo forte passoupor uma crise que inúmeros setores devido ao elevado índice de desemprego, perda de benefícios sociais, culminou em um grande deslocamento de setores da população para abaixo da linha da pobreza, mostrando assim que ninguém está imune à exclusão social.
Esta desigualdade é mais visível tanto nas zonas rurais, pequena parte, quanto nas periferias das grandes cidades. Sendo que a cada ano esta...
tracking img