Design grafico e pos modernidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Design Gráfico e a Pós-Modernidade
PIAZZA, Giovanni Luigi.¹
¹ Acadêmico de Design - Habilitação em Design Gráfico - UFSC.

1. Introdução
A atividade de Design acompanha a sociedade desde seus primórdios. Podemos citar as primeiras manifestações da atividade, mais especificamente de Design Gráfico, através da ilustração de momentos de caça e animais nas paredes das cavernas napré-história, onde o homem atribuía essas representações a seus rituais de caça e poder perante suas presas. Ou ainda a própria criação de instrumentos manuais para utilização pelos pré-históricos, como pequenas facas rudimentares e utensílios de caça. Nota-se que a configuração da atividade de Design nesse período limitava-se à realidade daquele momento, com suas restrições de condição evolutiva do homem,tecnologia, conhecimentos e a própria organização social. Com o passar das eras a atividade se aprimorou bem como a sociedade evoluiu, juntamente com as condições tecnológicas e as relações sociais, e por conseguinte o Design.
Com o advento da revolução industrial, marco de uma transição na sociedade, o Design passou a focar-se na produção em larga escala e sua disseminação, notável através dodesenvolvimento de pôsteres comerciais na Europa e Estados Unidos; posteriormente, em períodos como a segunda guerra mundial, o Design foi utilizado como arma publicitária, configurando um poder de convencimento e persuasão diante da massa; mais recentemente, com a ampla difusão do consumismo e grandes avanços tecnológicos, configura-se cada vez mais um Design voltado para exacerbar característicasde produtos e valorizá-los perante o consumidor, impulsionando sua disseminação e o próprio consumo. Notamos que cada período histórico e social teve a atividade de Design transparecendo essas realidades, podendo dizer que a própria produção da área nestes períodos faz parte de sua cultura. Neste artigo estaremos abordando a relação do Design com o Pós-Modernismo, e os meios como essa atividaderepresenta a configuração socio-cultural do período.

2. A Pós-Modernidade e o Design
"O Pós-Modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950, quando por convenção se encerra o modernismo" (SANTOS, Jair Ferreira dos, 1997). Uma das características-chave desse período ou movimento é a configuração da supremacia do consumo diante dasociedade, com seus valores disseminados e focados no prazer do uso de bens e serviços e do próprio ato de consumir. Através da abordagem de consumo personalizado e da criação de simulacros ou hiperrealidades dos produtos e serviços, o indivíduo é facilmente seduzido ao consumo exacerbado, efêmero. Pode-se notar essa grande tendência através da concretização dos Shoppings Centers. "A fábrica, suja,feia, foi o templo moderno; o shopping, feérico em luzes e cores, é o altar pós-moderno" (SANTOS, Jair Ferreira dos, 1997). Nessa supervalorização e supremacia do consumo o Design possui grande participação, como criador de simulacros e hiperrealidades. Uma das características da produção de Design Gráfico é a própria potencialização de características positivas de determinados produtos, serviçose / ou organizações, o que tornou-se possível através dos grandes avanços tecnológicos, estando cada vez mais fácil alterar condições imagéticas reais ou ainda criar realidades inexistentes por meio de softwares gráficos, sendo sua utilização parte do processo de Design. Essas alterações, criações e hipervalorizações de determinadas características em produtos, serviços ou organizações, acabam porgerar representações da realidade que são melhores do que a própria realidade, configurando uma busca dos indivíduos pela realidade perfeita, porém, inexistente. Isso gera um aumento nas expectativas do indivíduo, que cada vez mais é convencido por essas representações, apesar de a realidade não condizer com as expectativas geradas. Nota-se assim "a essência da pós-modernidade: preferimos a...
tracking img