O pensamento sequencial a maneira de rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DÉBORA CAROLINA DE SOUZA BONATO - UFTM

O pensamento Seqüencial à maneira de Rosa




I) Introdução

No décimo conto de Primeiras Estórias de Guimarães Rosa, Seqüência, nos deparamos com a história de uma busca. Essa busca é a princípio, material, pois um rapaz sai a procurar uma vaca desgarrada do rebanho, mas, no decorrer da trama, transforma-se numa busca espiritual em que a vaca setransforma em uma ponte entre o mundo material e o espiritual. Guimarães Rosa trata os bichos, em especial vacas e cavalos, como seres maravilhosos. Em seus contos, eles ganham status de personagens e a vaca, com sua imagem de servidão paciente e de força pacífica, tem poder decisivo nas narrativas de Guimarães. Com isto, tira das mãos do homem as decisões sobre seu próprio destino, modificando asituação de submissão existente. É assim com a vaca do conto em questão que, de objeto passivo de busca, passa à condutora do destino do vaqueiro.

II) Dados sumários sobre autor e a obra

Autor

Grande renovador da prosa de ficção, João Guimarães Rosa marcou profundamente a literatura brasileira. Nascido na cidade de Cordisburgo (MG), formou-se em Medicina na cidade de Belo Horizonte(1930). Após clinicar algum tempo nos confins do Estado mineiro, onde aprendeu os segredos e as falas do sertão que marcariam sua obra, entrou para a carreira diplomática (1934), indo servir em Hamburgo, Baden-Baden, Lisboa, Bogotá e Paris. Dividido entre a literatura e a carreira diplomática, fez longas viagens pelo interior de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia, anotando os maneirismos defala de jagunços, vaqueiros, prostitutas e beatas colhidos em conversas. Assim revolucionou a prosa brasileira e foi aclamado pelo público e pelos críticos ao escrever seu primeiro livro de contos: Sagarana (1946). Combinando o erudito com o arcaico e com as expressões populares, transformou a semântica, subverteu a sintaxe e apresentou ao leitor quase um novo idioma para contar as histórias dagente do sertão. Mais tarde publicou Corpo de Baile (1956), um conjunto de sete novelas, e o livro mais polêmico da literatura brasileira do século XX – Grande sertão: veredas (1956). Na construção da personagem principal (Riobaldo), fundiu o cotidiano com o requintado, o regional com o erudito, o folclore com a cultura livresca, o real com o fantástico e superou o regionalismo ao compor, numanarrativa épico-mítica, a própria condição humana. Ainda vieram Primeiras Estórias (1962), reunindo 21 contos curtos, e Tutaméia (1967), conjunto de 40 contos. Faleceu no Rio de Janeiro, três dias depois de tomar posse na Academia Brasileira de Letras. Posse esta que sempre adiara, temendo a emoção de vestir o fardão da Academia.



Obra

Seqüência narra a trajetória de uma vaca, animalsagrado, e o moço filho do fazendeiro Rigério dono da fazenda da Pedra. Essa trajetória é vista como uma busca que, no começo, é apenas material, já que o moço segue a vaca no intuito apenas de resgata-lá, porém, mais tarde, essa busca passa a ser espiritual, já que o destino incerto para o moço, é já conhecido da vaca, que o induz a correr atrás daquilo que já é seu: o próprio destino.Inesperavam-se? O moço compreendeu-se. Aquilo mudava o acontecido. Da vaca, ele a ela diria: - “É sua.” Suas duas almas se transformavam? E tudo a sazão do ser. No mundo nem há parvoíces: o mel do maravilhoso, vindo a tais horas de estórias, o anel dos maravilhados. Amavam-se.
E a vaca – vitória, em seus ondes, por seus passos.


III) Estrutura

1. PersonagensA vaca é a protagonista deste conto, pois toda a trama gira em torno das ações que ela remete. Trata-se de uma personagem plana, pois o conto focaliza uma ação realizada em um momento de sua vida. Por se tratar de um animal, não há menções que transcrevem características psicológicas.
Durante a narrativa, o narrador descreve fisicamente a personagem, fala da cor de seus pêlos, e que do ponto...
tracking img