Design de moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA

SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA, DA MODA E DO DESIGN

MANAUS
2012
JOAQUIM BARBOSA
Mª LIDUMILA DE OLIVEIRA
SUEANE DA SILVA BRANDÃO
SUSY DA CRUZ
THYARA SARAIVA
VIRGÍNIA MENDONÇA

BELLE ÉPOQUE

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da 1ª NPC da disciplina Históriada Indumentária, da Moda e do Design do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA).
Prof.ª Denise Vasconcelos


Manaus
2012

Sumário

1. Introdução
2. La Belle Époque na Europa
3.1 Tecnologia
3.2 Moda
3.3 Curiosidade
3.4 Acessórios
3.5 Moda Feminina
3.6 Curiosidade
3.7 ModaMasculina
3. La Belle Époque no Brasil
4.8 Moda Feminina
4.9 Moda Masculina
4.10 Curiosidade
4. La Belle époque em Manaus
5. Fim de um estilo
6. Coleções Inspiradas na Belle Époque
7.11 Coleção de Reinaldo Loureiro
7.12 Coleção da Dior
7. Conclusão
8. Referências

1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo promover a pesquisa e odesenvolvimento de um seminário sobre o tema “Belle Époque”, que será apresentado na disciplina História da Indumentária, da Moda e do Design. “A moda é tudo aquilo que sai de moda”, disse Jean Cocteau. Levando em consideração este conceito pretendemos transmitir numa linguagem simples e de fácil compreensão conceitos sobre a indumentária utilizada durante a Belle Époque

2. La Belle Époque naEuropa
A Belle Époque (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que da iniciou na década de 1890 e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. Foi um período marcado por grandes bailes, festas e jantares em casas de campo, onde tudo era muito extravagante. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do períodoem questão.
Durante a Belle Époque surgiram três correntes a nível da pintura, o Fauvinismo (Henri Matisse foi o maior representante), o cubismo (onde se destacou Pablo Picasso) e o impressionismo (com Claude Monet como iniciador).

2.1 Tecnologia
Nessa época surgiram inovações tecnológicas como o telefone, o telégrafo sem fio, o automóvel e o avião, que originaram novos modos de vida e depensamentos, com repercussões práticas no cotidiano.

2.2 Moda
Torturantes espartilhos são os responsáveis pela silueta que marcou esta época. O corpo visto de frente assemelha-se a uma ampulheta e de perfil um “S”. Quase como uma armadura, ele deixava o corpo rígido na frente, levantando o busto e jogando os quadris para trás.

2.3 Curiosidade
É importante ressaltar que amoda era ter uma cinturinha de pilão, de absurdos 40 cm de diâmetro.

2.4 Acessórios
Os acessórios eram diversos e compunham os vários “looks” da época. Luvas, colares de contas longas, os chapéus eram verdadeiras obra de arte, bolsas de alça, sapato de salto, guarda-chuvas e sombrinhas longas muitas vezes davam o toque final.
2.5 Moda Feminina
As saias tinham formatos de sino,deslizando pelos quadris e abrindo em direção ao chão. Os cabelos eram normalmente presos no alto da cabeça e o inseparável chapéu se projetava para frente da cabeça, como se fosse uma tentativa de equilibrar o peso da figura.
À noite, os vestidos apresentavam decotes generosos, contrastando com  o corpo totalmente coberto durante o dia. Isso tudo sem mencionar as plumas, usadas nos chapéus ou emvolta do pescoço.
Outra característica da época eram as cores, que refletiam o grande otimismo daqueles que tinham muito dinheiro para gastar. Predominavam os tons pastel de rosa e azul-claro ou malva ou preto com pequenas lantejoulas pregadas em toda a roupa. Os tecidos mais usados eram crepe de chine, chifon, musseline e tule. Muitos vestidos de cetim eram bordados com motivos florais ou...
tracking img