design de moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Recusa às regras.
Denial to rules.


RESUMO

Palavras-Chave:

ABSTRACT

Keywords:


















_______________________________________________________________
¹ Alunas 3º Semestre do curso de graduação Design de Moda, Universidade Anhembi Morumbi. Endereços eletrônicos: amanda.leme@hotmail.com; barbarahg367@gmail.com; bru.matoos@hotmail.com;hortensia.barrett@gmail.com; mariaclara.tome@hotmail.com.

Introdução
O estudo desse artigo aborda como a moda está diretamente interligada com a sociedade, mostrando as mudanças marcadas na história e como a maneira de nos vestirmos acompanha essas transições.
Para o subtema, dentre as opções apresentadas foi escolhido Art-déco. A partir do estudo aprofundado destemovimento encontram-se as joias-fantasia, o objeto de estudo do projeto. E o público alvo são mulheres ‘plus-size’, que têm como principal característica o estilo ‘pin-up’.
Levando em consideração tudo o que foi apresentado, o objetivo então é desenvolver uma mini-coleção contendo três looks, sendo que somente um será reproduzido, e terá um ideal sustentável, podendo ser em qualqueraspecto.
1 Design de Moda e Sociedade
Até o final do século XIX, a história da moda não se separava do vestuário. Vestia-se segundo a classe social, a fortuna, a condição ou o tipo de trabalho. Porém, com a chegada do século XX, tudo começou a mudar. A aparência de homens e mulheres passou a se alterar rapidamente. Hoje já se pode dizer que a moda mudou mais nos últimos 100 anos do que emtodo século XIX. (BAUDOT, 2002, p.402)

Quando a Primeira Guerra Mundial começou, em 1914, a Europa estava muito parecida com o que tinha sido nas últimas décadas do século XIX 1como, por exemplo, as mulheres, que continuavam usando roupas com muitos tecidos, vestidos longos, chapéus enormes e chamativos, o que para a época, tornou-se motivo de cartaz para campanha de empréstimos e poupanças deguerra, reino unido, 1916 “Vestir-se com extravagância em tempo de guerra não é só inconveniente. É impatriótico”.2
Quatro anos depois, em 1918, a guerra havia terminado. Como resultado, a sociedade teve que passar por mudanças e a moda se adaptar aos novos costumes da sociedade. O papel da mulher havia mudado. Com a guerra, as mulheres se tornaram indispensáveis nos locais de trabalho. Asindustrias exigiam macacões, para trabalhos agrícolas era necessário usar calções amarrados abaixo do joelho e grevas, e as motoristas de ônibus usavam saias até o tornozelo com paletós de corte masculino com bolsos. Muitas mulheres não estavam habituadas a usar roupas práticas3.
Em 1925, os vestidos longos que cobriam as mulheres, foram substituídos por vestidos mais curtos, agora na altura do joelho;os cabelos não são mais compridos e sim curtos, ou seja, as mulheres queriam por sua vez sentir-se mais livres, segundo Coco Chanel “As mulheres devem poder se mover, entrar num carro sem arrebentar suas costuras! Roupas devem ter uma forma natural.”
A moda acompanha o vestuário e o tempo, tornando-se flexível, pois está totalmente ligada a um ambiente altamente inconstante de formas, valores,crenças e de motivações, sendo assim um retrato dos hábitos e costumes de uma sociedade, em um determinado período. Indo muito além de um vestuário esta relacionada a tudo que se refere ao comportamento de uma sociedade, ao seu estilo de vida. O estilista desempenha seu papel fundamental por estar atento ás constante transformações do mercado. Não se prende mais á idade, sexo e condições sociais ecomeça a refletir “como eu sou”. As pessoas passam a ter opiniões pessoais e se vestir conforme o que veem e se identificam.


2 Art-déco
A simplicidade da forma contrasta, no momento presente, com a riqueza dos materiais [...]. As simplicidades modernas são ricas e suntuosas. (HUXLEY,1930)
Art-déco é um movimento artístico que esteve em ascensão de 1920 à 1940. O...
tracking img