Desfragmentador de disco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



[pic]






A desfragmentação de disco é uma tarefa crucial para manter o computador estável, principalmente no caso de servidores. Muitos administradores de redeignoram esse importante detalhe e com isso deixam de obter uma performance maior do Windows devido à excessiva fragmentação dos discos rígidos.
Embora todas as versões do Windows venham com umaplicativo próprio para desfragmentação (excepto o Windows NT) que funciona correctamente e é suficiente para a grande maioria das pessoas, existem programas de desfragmentação no mercado que são muitomais sofisticados do que aquele que vem no Windows, permitindo a realização de tarefas adicionais (incluindo desfragmentação programada e remota) e desfragmentando o disco de maneira mais eficiente.A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados “em pedaços” (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dosmesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único “fragmento”.


Exemplificando:


• Supondo que temos cinco arquivos no disco rígido, em que:
A = arquivo doWord proposta1.doc
B = arquivo de imagem logotipo.jpg
C = arquivo do Excel custos_2003.xls
D = arquivo do Excel custos_2004.xls
E = arquivo do PowerPoint apresentação.ppt
Inicialmente estesarquivos estão desfragmentados, isto é, todos os seus dados estão em um único fragmento como demonstra a imagem:


[pic]














Supondo agora que se alterou aproposta1.doc e o custos_2004.xls. Ao salvar estes arquivos, eles serão armazenados da maneira abaixo no disco rígido. Como não há espaço entre A e E, o arquivo A teve se ser salvo em dois fragmentos: A(com os dados originais de proposta1.doc) e A1 (contendo os dados que foram adicionados no proposta1.doc).
O mesmo acontece com o arquivo E: ele teve se ser salvo em dois fragmentos: E (com os...
tracking img