Desenvolvomento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Camila Souza Cardoso







ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Estudo de Caso: Desenvolvimento Econômico Local














Montes Claros – MG.
2012
Camila Souza Cardoso









ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Estudo de Caso: DesenvolvimentoEconômico Local

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, como obtenção de requisito parcial para as disciplinas do 1º Semestre.
Orientadores: Profs. Samara Headley
Marcelo SilveiraWilson Sanches
Márcia Bastos.











Montes Claros – MG.
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------- 4
2. DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------- 4
3. CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------- 9
4. REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------- 9





























1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento e aperfeiçoar o aprendizado em relação às disciplinas estudadas no 1° Semestre, diz respeito: Teorias de Administração I,Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia. Foi feito uma pesquisa de campo para levantar as medidas estratégicas tomadas para o desenvolvimento econômico local, em seguida, foi estudado o texto proposto a fim de diagnosticar opiniões divergentes e também isso relacionado à Filosofia.
Neste trabalho iremos analisar a situação histórico-cultural da cidade de Montes Claros, situado emMinas Gerais.
Iremos verificar a evolução do projeto de desenvolvimento econômico da cidade, analisando as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento local, as ações empregadas, as barreiras enfrentadas para essa implementação e as potencialidades oferecidas. A cidade sempre foi um centro de atenções na região, chegando a atrair mais de 30 mil universitários.

2. DESENVOLVIMENTOO fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas. A partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil. Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar os resultados das políticas de desenvolvimento em curso nos países capitalistas do pós-guerra, quando os modelos dedesenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais.
O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão por parte dos gestores públicos. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com omunicípio assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades (como muitos os denominam no Brasil) constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento (A.V. BARQUERO, 1993, p.72), muitas vezes com profundas consequências econômicas, sociais e espaciais.
O desenvolvimento econômico local podeser visto como um dos campos de investigação da escala local. Nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latino-americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e...
tracking img