Viabilidade da pamonha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Viabilidade da Pamonha
(Pamonha viável ou não, abrir ou não abrir um negócio?)

Professor:
Aluno: Marcelo Ferreira, João Felipe, Rafael Marques e Lucas Mateus
Turma: Agronegócio III

Sumário
Introdução 3
Desenvolvomento 4
3.1- Mercado Consumidor 4
3.2- Concorrência 5
3.3- Fornecedor 5
Estrutura de uma pamonharia 6
Como abrir a pamonharia, como fabricar a pamonha 7Equipamentos para pamonharia 8
Conclusão 10
Referencias bibliográficas 11

Introdução

A comercialização de produtos alimentícios é sempre considerada um bom negócio, ainda mais no Brasil, pois além de possuir uma grande população, cada vez mais as pessoas procuram por alimentos fora do lar.
Quando as pessoas estão na rua, principalmente em busca de lazer, descanso ou apenas descontração, elasestão suscetíveis a comprar quitutes para saborear comidas diferentes das tradicionais, como almoço e jantar. É justamente este público que a ideia de negócio de uma pamonharia procura atingir.
A pamonha, objeto dessa idéia de negócio, é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e em todos os Estados do Nordeste. 
A suapreparação é bastante fácil, basta o milho verde ser ralado e à massa resultante são misturados leite e sal ou açúcar. Esta massa é colocada em "recipientes" feitos com a própria casca do milho que também serve como tampa. As pamonhas são submetidas a cozimento e sua massa alcança uma consistência firme e macia. O nome "pamonha" vem da palavra tupi pamuña, que significa "pegajoso".Desenvolvomento

O empreendedor poderá verificar que este é um mercado em crescimento no Brasil, e que mesmo existindo concorrência há espaços para novos empreendimentos de sucesso. Também é importante ressaltar que não ocorre falta de fornecimento de matéria-prima. Além dessas características, é um negócio que necessita de um lugar fixo, seja num bairro ou setor da cidade ou município e o público é dosmais variados, crianças, idosos, homens e mulheres.
O investimento é considerado baixo e pode trazer consigo bons resultados econômicos, pois a idéia de negócio de pamonharia varia de acordo com a dimensão que o empreendedor busca. Esta poderá ser extremamente simples, quando se tratar de apenas um ponto de venda, onde o próprio vendedor é o dono, ou mais complexo, como uma loja de maior porte.Essa escolha irá diferenciar a formalização da empresa, que poderá optar por ser micro-empreendedor individual, no primeiro caso, ou como uma microempresa.
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo detodos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Como Abrir - Montar uma Pamonharia - Como Fabricar Pamonha
Mercado
3.1- Mercado Consumidor

O mercadode alimentos é considerado um dos mais proeminentes, visto que não se vive sem eles. O Brasil, nesse contexto, é considerado um dos maiores players no mercado mundial de alimentos, tanto como consumidor quanto como produtor. Para se ter uma idéia de grandeza, o faturamento do setor para o ano de 2009 chegou à cifra de R$ 290 bilhões. No quesito comércio exterior, a balança comercial apresentou umsuperávit de R$ 25 bilhões. (ABIA, 2009)
Ao se tratar de um alimento específico, o milho, há de destacar que este é o 3º cereal mais consumido no Brasil, com produção da ordem de 50 milhões de toneladas para a safra 2010/2011. (GLOBO RURAL ON LINE, 2010)
A pamonha é um tipo de alimento que não possui restrição, podendo ser consumido por qualquer pessoa. Assim, pode-se entender que toda a...
tracking img