Desenvolvimento h i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos dizer que objetivos do estudo do desenvolvimento humano são descrever, explicar, predizer e modificar o comportamento humano. Por meio de tais objetivos, os cientistas formaram muitasteorias,sobre porque as pessoas se desenvolvem e como o fazem.Tais teorias podem ser alteras com o tempo,através de pesquisas ou hipóteses.
Os cientistas definem sua teoria de comportamento conformeentendem três questões básicas o peso relativo dado à hereditariedade e ao ambiente,se as pessoas são ativas ou passivas em seu próprio desenvolvimento e se o desenvolvimento é contínuo, ou ocorre em etapas.Há uma questão que gerou conflitos e debate entre teóricos,o que é mais importante Hereditariedade ou ambiente? Se os pais acreditam que a inteligência pode ser influenciada pela experiência, podemfazer esforços especiais que aprendam. Se os pais acreditam que a inteligência é inata e imutável, podem dar menos importância para tal tipo de esforço.
Podemos observar dois modelos distintos dedesenvolvimento: mecanicista e organísmico.
No modelo mecanicista, as pessoas são como máquinas que reagem ao que lhes chega do ambiente. Os teóricos mecanicistas vêem o desenvolvimento como algocontínuo – sempre governado pelos mesmos processos, permitindo a predição de comportamentos posteriores a partir de comportamentos anteriores e concentram-se na mudança quantitativa.
O modelo organísmicovê as pessoas como organismos ativos em crescimento que põem em marcha seu próprio desenvolvimento. Os teóricos organísmicos enfatizam a mudança qualitativa e vêem o desenvolvimento como algo que ocorreem uma série de etapas distintas.
Conforme a evolução dos estudos e conhecimentos sobre o desenvolvimento os modelos organismico e mecanicista tem mudado em influências e apoio.
A perspectivapsicanalítica preocupa-se com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Freud desenvolveu a psicanálise, abordagem terapêutica que tem como objetivo fazer com que as pessoas entedam...
tracking img