Desenvolvimento psicossocial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FESSC – FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
CURSO: DIREITO

PREÂMBULO:
Partindo da teoria do desenvolvimento psicossocial proposta por Erik Erikson, o meio influencia diretamente no crescimento psicológico e nas relações ao longo da vida. As crises vivenciadas em cada uma das fases de desenvolvimento psicossocial influenciam diretamente na capacidade de vivenciar os problemas davida.

CASO CONCRETO:
Conheçamos agora a vida de Fernando.
Fernando nasceu em 1984 numa localidade pobre na parte continental da grande Florianópolis. Quando bebê, não teve contato com o pai, Sr. Valdir, que fora preso e condenado a 26 anos por latrocínio, não acompanhando o desenvolvimento da criança.
Nos idos de 84, não havia a previsão de auxílio financeiro às famílias de detentos, e a mãe deFernando, Sra. Janete, teve que dobrar a carga horária de trabalho, pois passou a ser o esteio da casa. O bebê passou a ser criado por uma vizinha, Sra. Maria do Socorro, uma viúva que tinha quatro filhos com idades entre 3 e 9 anos.
O horário que a mãe passava com Fernando restringia-se a poucos minutos no horário da noite, posto que ainda tinha os afazeres domésticos.
O cuidado de Dona Mariado Socorro restringia-se ao essencial: comida e troca de fralda, não dispensando atenção ou carinho a Fernando. E assim se constituiu a primeira fase de seu desenvolvimento psicossocial.
Passados dois anos, a pressão que recaía sobre Janete em virtude do excesso de trabalho e da situação que a vida lhe impôs, levou-a a buscar refúgio no alcoolismo, se ausentando até dos poucos momentos que passavacom seu filho. Dona Maria do Socorro era mulher severa e de poucas letras: tratava Fernando de forma vexatória para cada de uma de suas iniciativas, constrangendo-o por diversas vezes perante seus filhos.
Aos sete anos, Fernando sentia a ausência da mãe que estava cada vez mais afastada, agora já dependente química de heroína e prostituída para manter o vício. Sentia vergonha do fato de seu paiestar preso, da omissão, do vício e prostituição da mãe e da forma como era tratado por Dona Maria do Socorro. Passados os anos, Fernando sentia-se muito mais um filho rejeitado de Dona Maria do Socorro, pouco reconhecendo a maternidade de Janete ou qualquer vínculo com Valdir.
Nunca chegou a desenvolver-se no colégio, posto que não era orientado, sequer cobrado por seu desempenho. Buscandoauto-afirmação, passou a se envolver com outras crianças de igual sorte, que só viam no colégio uma oportunidade de criar situações para proveito próprio (pequenos furtos e roubos infringidos aos demais alunos, brigas, intimidações etc). Entre os membros da turma, Fernando destacava-se por não se importar com as consequências de seus atos e por sua agressividade, sempre demonstrada para os colegaspelos motivos mais banais. Passou a vangloriar-se do crime do pai, apontando que seria muito melhor do que ele na vida criminosa e que jamais seria preso.
Aos 13 anos seu “talento” para uma vida desajustada foi reconhecido pelos traficantes da região onde morava que o iniciaram nas atividades criminosas mais leves: fogueteiro (aquele que avisa quando a polícia chega) e avião (garoto de recados).Nessa época, Valdir progrediu de regime e foi colocado em liberdade. Foi quando de fato Fernando conheceu o pai. De maneira fria, Valdir não fez qualquer menção em se aproximar do filho, tampouco se importou com a sua entrada no crime.
Janete descobriu-se soropositiva, vindo a óbito quando Fernando tinha 15 anos. Nessa época, o pai já cumpria nova sentença, agora condenado por Roubo. Fernando já eraconhecido sob a alcunha de Cão (apelido que fazia referência ao seu temperamento e ao precursor da arma, posto que sempre portava a arma engatilhada) e já havia subido na hierarquia do crime, ocupando um lugar de destaque junto ao patrão (traficante) da região.
Por sua conduta e vida criminosa, foi expulso da casa de Dona Maria do Socorro por meio de uma acalorada discussão. Ao ver sua mãe...
tracking img