Desenvolvimento portuario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
esenvolvimento no Porto de Santos
Estudo da Trevisan Consultoria mostra que movimentação no Porto de Santos deve triplicar até 2018.


De acordo com estudo realizado pela Trevisan Consultoria,intitulado “Visão da Logística Nacional em 2008 – Pólos de Produção”, o Porto de Santos poderá triplicar a movimentação de mercadorias até 2018, passando de 76,3 milhões de toneladas (dado de 2006)para 218,4 milhões. A coordenação do trabalho é de Olivier Girard, diretor de Infraestrutura, Transporte e Logística da Trevisan Consultoria.

Este salto é decorrente das projeções até 2018 realizadaspela Trevisan de crescimento dos principais produtos da balança comercial (soja, carnes bovinas, açúcar e álcool, petróleo, minério de ferro, aço e automóveis) associados às migrações de pólos deprodução previstos, que devem suscitar alterações na matriz origem-destino desses produtos.

O estudo também analisou o impacto que os novos corredores de escoamento (ferroviários, rodoviários ehidroviários) previstos para 2018 (com base nas obras de cunho federal – PAC, por exemplo - e estaduais) deverão ter na movimentação futura no Porto de Santos.

Como conclusão, o estudo revela que o Portode Santos deve continuar a tendência de especialização em carga geral, priorizando a de maior valor agregado proveniente e/ou com destino, em boa parte, do próprio estado de São Paulo e Minas Gerais.Para isso, deve ser necessário rever o plano diretor de forma a privilegiar o incremento de berços e retro-áreas para a movimentação de contêineres e carga geral. O porto deve, também, apoiar asiniciativas do governo do Estado de São Paulo no sentido de facilitar o trânsito pela região metropolitana de São Paulo, sobretudo através da construção do Rodoanel, o que aumentará a sua competitividadefrente a outros atracadouros de sua área de influência. Por fim, o Porto de Santos deve fazer um grande esforço em todas as esferas de forma a reduzir os custos portuários e a burocracia nos...
tracking img