Desenvolvimento do porto de santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ.

O desenvolvimento do Porto de Santos e o Trabalhador Portuário Avulso: aspectos relevantes e seus impactos sócio-culturais.

Carolina Alves Oliveira Docente – MBA Gestão de Portos UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá carolina.aoliveira@ig.com.br

Este simpósio tem apoio da Fundação Eduardo Lee.RESUMO A partir de 25 de fevereiro de 1993 com a Lei n° 8.630 de Modernização dos Portos, que foi o marco legal no processo de privatização dos porto, o maior transformador das relações capital e trabalho, com ela a criação do OGMO Órgão Gestor de Mão de Obra onde teve início uma nova forma de geração de trabalho, visando melhorar a administração e condições de trabalho aos trabalhadores portuáriosavulsos. Focando as expectativas dos trabalhadores portuários. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de resgatar a memória dos trabalhadores portuários acerca das transformações ocorridas no Porto de Santos.

Palavras-chave: Modernização dos Portos; OGMO; Trabalhadores Portuários Avulsos; Porto de Santos.

1. INTRODUÇÃO.

A história do desenvolvimento do porto de Santos teve inícioem 1888, foi a partir dessa data que iniciou a construção do maior porto da América Latina, de grande importância no desenvolvimento econômico da região da Baixada Santista e do Brasil. Com sua inauguração em 03 de fevereiro 1892, com apenas 260 metros de cais, foi o início de uma nova fase para a vida da cidade, no ano de 1909 o porto já contava com 4720 metros de cais construído, armazéns e infraestrutura, em desenvolvimento constante, resultando em grande movimentação de carga, multiplicando assim os empregos e a renda da cidade. A Companhia Docas de Santos em 1890 passou a ser Autoridade Portuária, ganhou o direito de administrar as atividades portuárias durante 90 anos. Já em 1920 foi reconhecido por Getulio Vargas que os estivadores de Santos, seriam os gestores de seus própriostrabalhos. Pensando em ampliar cada vez mais a movimentação e estrutura dos portos brasileiros, buscando maior competitividade com os portos internacionais, teve como marco a implantação da Lei 80630/93. Com implantação da Lei de Modernização dos Portos, teve início uma nova era com relação ao desenvolvimento do trabalho portuário e novos investimentos que mudaram a realidade física e funcional doporto. Entre outros fatores, as operações portuárias passaram a ser de responsabilidade das empresas privadas, como mola propulsora de investimentos na área. Tendo como conseqüência o aumento da produtividade em embarque e desembarque de cargas. Os TPA’s (trabalhadores em portuários avulsos) passaram a ser geridos pelo OGMO- (Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária). Buscando assim maior qualificaçãoda mão de obra. No entorno do Porto de Santos temos a sociedade que desenvolve papel fundamental na história do país, grande número de trabalhadores

envolvidos na atividade portuária sofreram impactos a partir dos processos de modernização e privatização. Surgindo assim conflitos e resistências.

2. OBJETIVOS.

A modernização dos portos a partir da Lei 80630/93 foi um marco de grandestransformações no setor portuário. Portanto será necessário compreender a relação do Porto de Santos com os trabalhadores portuários, analisar a importância do desenvolvimento portuário, e seu papel para história.

3. JUSTIFICATIVA.

O Porto de Santos passou por grandes transformações, buscando sua melhoria, porém seus trabalhadores tiveram certos problemas em aceitação, essas mudanças motivaram arealização de protestos e manifestações. Com esse trabalho podemos preservar e promover a identidade cultural de uma localidade, como fator relevante para o resgate de sua história, assim podemos dizer que identificando seu valor e suas caracteristicas constituimos seu patrimônio.

4. METODOLOGIA.

Neste trabalho de conclusão de curso a metodologia base consiste de um trabalho no qual se...
tracking img