Desenvolvimento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de educação a distancia

Universidade Anhanguera – Uniderp

Pedagogia

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tutor Presencial: Débora Cristiane Silva e Sanchez
Tutor à Distância: Simone Anacleto Pariz

São Jose dos Campos / São Paulo 2011

Introdução

Neste trabalho iremos apresenta informações do mercado de trabalho, abordando as técnicas empregadas pelas empresas naidentificação das melhores competências profissionais.
Exercitar a visão do mundo identificando oportunidades e problemas que podem afetar o exercício profissional e auxiliando no desenvolvimento de competências requeridas na formação profissional e desenvolvendo habilidades sociais para o aprendizado em grupo contribuindo para a autonomia intelectual.
Estimular o conhecimento acerca da formaçãoprofissional com conceitos teóricos e práticas para a solução de problemas referentes à profissão, informação sobre o mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo assim como o mercado globalizado.
Compreenderá as principais técnicas de recrutamento e seleção de profissionais geralmente utilizadas pelas empresas.
Assim aprendera a batalhar para conquistar melhores oportunidades nomercado.

Oportunidades e ameaças presentes no cenário global.

Em meio à era da incerteza, nada estará garantido. Assim, além de depararmos com uma constante competição, encontramos também desafios; e para isso teremos de ser sábios para transformar cada desafio em grande oportunidade de aprendizado e de negócio. Salienta-se que o seu sucesso dependerá muito da maneira como você irá enxergar eencarar os desafios. Tudo dependerá de sua decisão. Pensando assim, a maneira como você reage a este desafio, é determinante. Se lamentar o tempo todo, provavelmente não irá enxergar as estratégias que terá de traçar e nem o caminho a percorrer; assim, tudo ficará obscuro, levando-o ao fracasso. Caso você se sinta realmente desafiado, irá "abraçar" aquela causa, envidar esforços, doar-se emdemasia e então, além de enxergar o caminho de forma límpida, identificando e entendendo cada desafio, enxergará e avaliará possíveis determinantes, utilizando estratégias de forma a alcançar a superação. E isto faz do desafio uma grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento, revertendo todo o quadro negativo. Sabemos que as ameaças e os desafios são constantes, e que a competição é diária. Emmeio a esta era, não há como isentar-se desses dois fatores. Melhor política é, em vez de reclamar, fazer. Se for imprescindível enfrentar, que encare de cabeça erguida, com garra e determinação. Portanto, o profissional deverá enxergar as ameaças, bem como os desafios; encará-los de frente, desvinculando de seu ser o medo, a insatisfação, a aflição, a angústia, o sofrimento e todo "azedume" queporventura poderá surgir, pois, quando mal conduzidos, os desafios, assim como as ameaças, se tornam fracassos. Além de ter que banir o medo e a insegurança de sua vida profissional, é preciso se antever aos fatos, enxergando o que ainda não foi visualizado por muitos, trabalhando a imaginação, compilando a idéia, colocando-a em prática em prol da agregação de valor do produto ou serviço, através dodesejo aguçado e da vontade de acertar, neutralizando a ansiedade. Dessa forma, favorecerá bastante à construção de algo novo ou inusitado, fazendo assim o diferencial no mercado. Pensando assim, sabemos que a maneira mais fácil de vencer um desafio reside no amor. Sentir prazer e amor pelo que se faz é a chave de todo o negócio, pois, quando você ama o que faz, desperta o querer que existedentro de você e a partir daí o caminho, além de ficar largo, fica límpido, fluindo força, coragem, perseverança, determinação e otimismo; por conseguinte, não se deixando abater diante das dificuldades, o que facilita todo o processo. Somados a isso, o profissional, conhecedor de seus talentos, habilidades, capacidades e conhecimentos, deverá confiar mais em si mesmo. A autoconfiança torna-se um...
tracking img