Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apple
Início
A Apple nasceu em 1° de Abril de 1976 quando Steven Wozniak e Steven Jobs lançaram no mercado o que seria conhecido como Apple 1. Usuários não levaram a sério o Apple 1 e a empresa não começou a decolar até 1977 quando o Apple 2 foi lançado em uma feira local de computadores.
O primeiro computador pessoal de caixa plástica e gráficos coloridos, o Apple 2 era uma máquinaimpressionante. Pedidos se multiplicaram depois do lançamento. Após o lançamento do Apple Discll, em 1978 que era o floppy drive mais barato da época , as vendas dispararam. Com o aumento das vendas a empresa cresceu e em 1980, quando o Apple 3 foi lançado a empresa já tinha dezenas de funcionários e começava a exportar, empregando pessoal de alto nível técnico e com novos investidores q optaram por fazerparte da organização da empresa como diretores, para ter certeza que a Apple seria realmente uma companhia séria, mesmo a contra gosto de antigos funcionários.
Em 1981 as coisas começaram a ficarem mais difíceis. O mercado ficou saturado dificultando as vendas e em Fevereiro a Apple foi forçada a despedir 40 empregados. Wozniak ficou machucado em um acidente aéreo ficando ausente da companhia.Jobs se tornou presidente da Apple computer em Março.
Sobrevivência
Após a histórica visita a Xerox PARC em 1979, Jobs e diversos outros engenheiros começaram o desenvolvimento do Lisa, que redefiniu o computador pessoal. Jobs, entretanto, provou ser um gerente de projetos ruim, e foi retirado do projeto Lisa por Mike Markkula, então presidente da Apple, e um dos maiores acionistas. Jobs, quetinha apenas 11% das ações decidiu tocar outro projeto e começou a desenvolver o Macintosh --um computador pessoal de $500 dólares. Jobs tinha certeza que era muito mais do que isto. No começo de 1983, Jobs cortejava John Sculley, então presidente da Pepsi-Cola. Em Abril, teve sucesso e Sculley se tornou presidente e CEO da Apple. Jobs acreditava que Sculley ajudaria Apple "amadurecer", mas sem ideiade como funcionaria e eventualmente custaria seu emprego. Embora sendo um empresário de sucesso, logo ficou claro que Sculley pouco entendia do negócio de computadores. Ele e Jobs entraram em desacordo.
Em Maio de 1985 Jobs decidiu tomar o controle da empresa. Ele induziu Sculley a marcar um encontro na China, e planejou um encontro de cúpula enquanto Sculley estava fora. No último minuto vazoua informação para Sculley, e ele decidiu confrontar Jobs. Depois de um esquentado encontro o comitê votou a favor de Sculley. Jobs pediu demissão naquele dia, deixando Sculley como cabeça da Apple. . Nos meses seguintes Apple foi forçada a demitir 50% da sua força de trabalho, cerca de 1200 empregados. A companhia teve também seu primeiro trimestre de perda. Tudo isto e mais a demissão de Jobsserviu para corroer a confiança nas habilidades de Sculley como CEO da Apple. Ao mesmo tempo, Sculley estava voltado a uma batalha com a Microsoft de Bill Gates sobre a introdução do Windows 1.0, que tinha muitas semelhanças com o Mac GUI. O que tirou a Apple do buraco foi a introdução da LaserWriter, a primeira impressora PostScript de baixo custo e o PageMaker, um dos primeiros softwares deDesktop Publishing. Esta solução conjunta fez do Mac o equipamento ideal para editoração de baixo custo e o Mac foi um sucesso do dia para a noite, de novo.
Sucesso e Decolagem
Em fins de Maio, Microsoft apresentou o Windows 3.0, o qual rodaria virtualmente em todos os PCs do mercado, colocando a Apple em uma situação bem desconfortável. A ideia da Apple foi licenciar o sistema operacional MacOs. Oque muitos achavam que diminuiria a qualidade do Mac, aumentando a competição, deixando claro que a Apple não poderia ser fornecedora de hardware e software. Foi levantada a possibilidade do MacOs rodar em sistemas Intel. Foi Michael Spindler, o novo CEO da Apple, que barrou a ideia por achar ser "muito tarde para isto" Em 1991, Apple lançou o primeiro PowerBook, que foi um sucesso instantâneo....
tracking img