Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Brasília
Curso de Administração

Gestão da Qualidade

Alunos: Janaina Pereira
Josirene de Oliveira RA:
Ermina Duarte RA:
Evandro Sousa RA:
Monizia Lira RA:

Brasília
2012

Introdução

Estudos recentes indicam que o conjunto de países emergentesformado por Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) poderá se tornar, nos últimos cinqüenta anos, a principal força da economia global, superando o grupo de países desenvolvidos que forma o G-6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália) em termos de crescimento do PIB, renda per capita e movimentos comerciais e financeiros. Nesse sentido, tais economias, em função do tamanhogeográfico, população e nível de produto, têm se tornado alvo de crescente interesse, principalmente em termos das lições que podem ser apreendidas por meio do estudo dos determinantes básicos do atual desempenho econômico e do potencial de tais países de se tornarem os principais impulsores do crescimento econômico mundial.
O presente trabalho pretende mostrar o desenvolvimento econômico e a comparação docrescimento econômico dos países do BRIC, a relevância da pesquisa esta associada à importância que estas economias têm revelado no comercia mundial. Devem-se destacar as diferenças em termos de desempenho econômico entre tais países.

Desenvolvimento Econômico do Brasil, Rússia, Índia e China

O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países queapresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções serão maiores economicamente que o G-6.
O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperaçãopara alavancar suas economias em escala global.
Brasil, Rússia, Índia e China apresentam vários fatores em comum, entre eles podem ser citados: grande extensão territorial; estabilidade econômica recente; Produto Interno Bruto (PIB) em ascensão; disponibilidade de mão de obra, mercado consumidor em alta; grande disponibilidade de recursos naturais; aumento nas taxas de índice de desenvolvimentohumano; investimentos de empresas nos diversos setores da economia.
Desenvolvimento econômico de cada país:
China
A economia chinesa tem se destacado, por apresentar elevadas taxas de crescimento quando comparada às demais economias em desenvolvimento. Entre os principais condicionantes do elevado crescimento chinês existe as altas taxas de investimento, uma maior abertura comercial, políticade estímulos favoráveis às exportações e à atração de investimentos externos, a manutenção de um regime cambial rígido e favorável ao desempenho do setor externo e os investimentos em capital humano. Cabe ressaltar ainda o papel desempenhado pelos controles de capitais e o câmbio administrado como elementos que favoreceram o crescimento chinês, e que, no caso dos controles de capitais, serviu comopolítica de proteção a choques externos e possível volatilidade dos fluxos de capitais. Observa-se que as elevadas taxas de crescimento estão atreladas às altas taxas de poupança e investimento, e que a formação bruta de capital fixo apresentou um crescimento recorrente, apresentando razoável

crescimento no capital humano, ressaltando o desequilíbrio existente entre investimento em capitalfísico e capital humano na China.
Segundo Rodrik (2006a), a China não seguiu de maneira rígida varias das recomendações sugeridas para uma maior integração global. Na realidade, a política chinesa tem sido até certo ponto morosa e especificas, com uma abertura comercial gradual e com defasagens em varias reformas comerciais e financeiras.
Sobre o comércio exterior, observam-se a ampliação da...
tracking img