Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maioracesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
Porém, é necessário entender a desigualdade social também como uma espécie de “leque” de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica, como desigualdades raciais, pobreza, problemas com acesso à moradia, segurança pública, educação de má qualidade, desemprego entre outros.
Existem diversostipos de indicadores para se medir o fator da desigualdade social em uma conjuntura global, nacional, estadual ou regional, sendo, porém, que nenhum desses índices é totalmente seguro, uma vez que uma população é constantemente mutável, não sendo possível estabelecer cálculos exatos nem definitivos sobre desigualdade social. São índices desenvolvidos através de teorias e pesquisas e que são refeitosde tempos em tempos para que sejam sempre atualizados, conforme as mudanças ocorridas em uma sociedade com o passar do tempo.
Abaixo, seguem alguns dos índices mais usados no Brasil e no mundo, para se medir o fenômeno da desigualdade social, índices estes que são agregados a outros aspectos da sociedade que não só o social, como também o econômico.
Produto Interno Bruto (PIB) – Índiceutilizado para se obter a soma em valores monetários de todos os produtos, bens e serviços finais produzidos por uma região, que pode ser um país, um estado, uma cidade, um distrito, ou um município, durante um período de tempo (mês, trimestre, semestre , ano, etc.). O PIB é o principal índice para se medir a atividade econômica de uma região.
Renda Per capita – Ou rendimento per capita (dolatim=por cabeça, ou por pessoa), é um indicador que auxilia para se saber o grau de desenvolvimento de uma determinada região, onde é extraído o resultado da soma de todos os salários da população e dividido pelo número de habitantes, quando, do resultado, se obtém o produto nacional bruto. Embora seja um índice muito válido, é paliativo para mensurar a desigualdade social, pois não leva em conta asdisparidades entre as diferentes classes decorrentes no processo de cálculo.
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – É um índice criado pela ONU através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) que, através de comparação, estabelece o grau de desenvolvimento humano de cada país, fazendo a separação entre os mais desenvolvidos (com elevado IDH), os países em desenvolvimento (commédio IDH) e os subdesenvolvidos (com IDH baixo). O índice de Desenvolvimento Humano é uma estatística composta através de dados levantados sobre um país em relação à expectativa de vida ao nascer, e em relação à educação e o PIB do país; esse último, como um indicador geral do padrão de vida da população.


2 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é umdado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH são:
- Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.
- Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder decompra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior.
- Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população; reflete...
tracking img