Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É muito importante para o Brasil fazer parte da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), pois o que está em jogo é garantir ou não o acesso ao maior mercado do mundo. Mas, para que a negociaçãoseja útil para o País, é necessário, de um lado, buscar fortalecer o Mercosul, e, de outro, tentar forçar os Estados Unidos, ainda que de forma indireta, a rever os subsídios agrícolas e reduzir oprotecionismo. Estas são as principais condições, segundo Michel Abdo Alabi, presidente da Associação das Empresas Brasileiras para a Integração de Mercados (Adebim), para uma boa negociação para aformação da Alca. Nesta entrevista à revista Manutenção e Suprimentos, Alabi recomenda ainda que o Brasil deve fortalecer sua posição por meio da revitalização do Mercosul e de alianças com países dacomunidade andina, além de negociar acordos bilaterais de comércio com outros países ou blocos, tais como União Européia, Índia, China, Rússia, África do Sul e Oriente Médio.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos34 países, em 2001, atingiu US$ 11,5 trilhões, superior em aproximadamente US$ 2,2 trilhões ao da União Européia (UE), e população de quase 800 milhões (o Brasil tem 170 milhões), o dobro do blocoeuropeu. A expectativa é a de que a Alca se torne um dos maiores blocos comerciais. A participação dos EUA e do Canadá no PIB do continente é de 85%. Os 15% restantes são divididos entre os demaispaíses, sendo que o Brasil, representa cerca de 4,5% e os países do Mercosul representam aproximadamente 9% do total.
No mundo moderno, a globalização trouxe vantagens e desvantagens aos consumidoresglobais. Uma das desvantagens reinantes é a proteção à ineficiência da produção setorial. Principalmente, praticada nos países desenvolvidos, na Europa e nos Estados Unidos. Um dos grandes problemas dahegemonia americana é a utilização de regras próprias, desrespeitando os princípios básicos que norteiam o comércio mundial, definidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Constantemente, os...
tracking img