Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 3
2. ESTUDO DE CASO: desenvolvimento econômico local 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11



“O mundo atual parece, mais do que nunca, um mundo convulsionado. Profundas transformações tecnológicas revolucionam o modo de produzir nossa vida material, com enormes implicações sobre a organização da produção e do trabalho; nossos modos de vida e de organização social sãoviolentamente modificados”.

Márcia de Paula Leite

1. INTRODUÇÃO

Esse portfólio foi desenvolvido tendo como referencial teórico, o artigo “Gestão do desenvolvimento econômico local: algumas considerações de Claudete de Castro Silva Vitte, Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
A noção que odesenvolvimento local também apresenta vários significados, comportando as diferentes dimensões em que se exerce a cidadania e que tem condições de criar um espaço de interação dos cidadãos, recuperando a iniciativa e a autonomia na gestão do que é público. Essa concepção não admite modelos paradigmáticos de desenvolvimento local.
O objetivo principal foi buscar um direcionamento de como e onde o poderpúblico, como articulador de políticas direcionadas ao desenvolvimento econômico do município de Sete Lagoas devem atuar, visando principalmente ao crescimento do município e região. 
2. ESTUDO DE CASO: desenvolvimento econômico local

1) No início do texto a autora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaramnas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.” Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

a) Explique que a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais?

Nos últimos anos, a partir da década de 1970, o mundo passou a presenciar uma crise dosistemacapitalista. Após um período próspero de acumulação de capitais, o auge do fordismo e do keynesianismo das décadas de 1950 e 1960, o capital passou a dar sinais de um quadro crítico, que pode ser
observado na tendência decrescente da taxade lucro decorrente do excesso de produção; no esgotamento do padrão de acumulação taylorista/fordista de produção; a desvalorização do dólar; a crise dosEstados Nacionais e a crise do petróleo que foi um fator que deu forte impulso a esta crise.
Esta “crise estrutural do capital” impulsionouuma gama de transformações sócio-históricas que afetaram das mais diversas formas a estrutura social. Nestas condiçõeso sistema capitalista foi buscar várias formas de restabelecer o padrão de acumulação. Neste sentido é que se insere a implementação de um amploprocesso de reestruturação do capital, com vistas a recuperar o seu ciclo produtivo, o que afetou fortemente o mundo dotrabalho, promovendo alterações importantes na forma de organização da classe dos trabalhadores assalariados.
Constata-se assim, que a crise do Estado Nacional está associada à crise do modelo econômico capitalista.



b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes deconsultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.

I - pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade, seja ela urbana ou rural;
II - promoção do bem estar e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos municípios;
III – garantia do direito a cidade sustentável para todos, compreendendo o direito à terra urbana, à moradia, aosaneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer para as gerações presentes e futuras;
IV – promoção do desenvolvimento local baseado na sustentabilidade dos recursos disponíveis, promovendo a repartição equânime do produto social e dos benefícios alcançados, garantindo o uso racional dos recursos naturais para que estes estejam...
tracking img