Morro do bumba deslizamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL


DRENAGEM URBANA:
DESLIZAMENTO DO MORRO DO BUMBA- NITERÓI

MACAÉ 2012

O local onde aconteceu o deslizamento de terra no Morro doBumba, em Niterói, abrigou, de 1970 até 1986, o segundo lixão de Niterói, no bairro Viçoso Jardim. O primeiro funcionou durante muitos anos no aterrado São Lourenço, no bairro do mesmo nome, hojetotalmente urbanizado. A cor preta do solo que deslizou é resultado da decomposição do lixo. A região não é muito íngreme.
A tragédia no Morro do Bumba foi apenas um capítulo no drama enfrentado pormoradores do Rio na primeira quinzena de abril de 2010. O caos começou na noite de 5 de abril, quando um forte temporal - apontado como o pior desde 1967 - arrasou a Região Metropolitana. Na terça-feira, 6de abril, o Rio amanheceu debaixo d'água. A fúria da chuva pôde ser sentida em diferentes pontos da capital.
Na Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou. Nem o Cristo Redentor escapou, tendoseus acessos interditados por quedas de barreiras. No Centro, zonas Norte e Oeste, vias importantes inundaram. Os estádios do Maracanã e Maracanãzinho também ficaram submersos.
Com o saturamento dolixão, no final do governo de Wellington Moreira Franco, a prefeitura ficou sem opção para dar destino final ao lixo da cidade. A primeira tentativa foi de levar os detritos para o aterro sanitário doEngenho Pequeno, em São Gonçalo, onde a prefeitura niteroiense chegou a investir, na época R$ 600 mil.
Com a desativação do lixão no Morro do Bumba, foi proibida a ocupação do local, no governoWaldernir Bragança, mas aos poucos, por falta de fiscalização, foram construídas pequenas casas de alvenaria.
Em vez de reprimir a ocupação irregular do antigo lixão, o poder público acabou por incentivara invasão. Foi no Morro do Bumba que a Cedae, no governo Leonel Brizola, fez sua primeira grande obra de saneamento em Niterói, levando para o local, de helicóptero, uma grande caixa de água para...
tracking img