Desenvolvimento de pessoas voluntariado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO
*Danusa Olinski, Fredolino Solka, Jean Marcelli Pinto, Matheus Schuerne, Rafael Baptista e RafaelMoraes Maciel.
**Ivone Chassot


RESUMO

O presente trabalho trata da atividade de voluntariado realizada na comemoração do dia das crianças para as crianças da região de Nova Guaíba. Neste dia houve diversas atividades, bem como lanche, palestra para os pais e adistribuição de brinquedos ao final do evento. O evento se deu no pátio da ULBRA – Guaíba próximo ao galpão de eventos e foi organizado inicialmente pela equipe da ULBRASOL – equipe responsável pelos eventos com as comunidades carentes de Guaíba/RS – liderada pelo Pastor Marcelo. Neste mesmo dia pessoas do curso de pedagogia e educação física realizaram tarefas e atividades físicas com as crianças,estimulando-as a brincar uma com as outras e com os próprios estudantes que ali estavam.


Palavras-chave: voluntariado, ULBRASOL, ULBRA, Nova Guaíba, estudantes.

ABSTRACT

This paper deals with the volunteer activity held in celebration of Children's Day for children in the region of New Guaíba. On this day there were various activities, as well as snack, talk to parents and toydistribution at the end of the event. The event took place in the courtyard of ULBRA - Guaíba shed near the event and was organized initially by ULBRASOL team - the team responsible for events with needy communities Guaíba / RS - led by Minister Marcelo. The same day people travel pedagogy and physical education and physical activities performed tasks with the children, encouraging them to play with eachother and with the students themselves who were there.

Keywords: volunteering, ULBRASOL, ULBRA, New Guaíba, students.

______________________________________
* Bachareis em Administração pela Universidade Luterana do Brasil.
** Docente do curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil e orientador deste trabalho.

INTRODUÇÃO

Ao redor do mundo existem diversasinstituições que realizam o trabalho voluntário a favor de inúmeras causas, tais como: em defesa das crianças, deficientes físicos e mentais, usuários de entorpecentes (drogas), preconceitos sociais, discriminação racial, famílias carentes, meio ambiente entre outros.
Estas instituições denominadas ONGs (Organizações não governamentais) não têm fins lucrativos e mantém os seus estabelecimentosatravés de doações e auxílios de terceiros.
Algumas ONGs recebem incentivos do governo e benefícios fiscais, mas para que isso ocorra, às instituições não governamentais necessitam aceitar alguns termos impostos pelo governo e convênios.
A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica o trabalho voluntário como sendo um interesse pessoal e de questão cívica, no qual não há idade limitepara que seja exercido por qualquer pessoa, jovem, adulto, homem ou mulher, e sem importar o campo que você irá atuar desde que seja para ajudar o próximo, já se trata de um trabalho voluntário.


Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, semremuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

OBJETIVOS

O objetivo do presente trabalho é auxiliar a equipe da ULBRASOL com o desenvolvimento do evento dedicado ao dia das crianças para as crianças carentes da comunidade de Nova Guaíba.
Este evento tem por finalidade satisfazer o simples desejo de algumas criançascarentes em ganhar uma lembrança pelo seu dia, já que por serem de famílias de classe baixa não costumam ganhar presentes de seus familiares. Mais do que isso, o evento promove também a integração entre as crianças através de brincadeiras, histórias e música.


METODOLOGIA

No dia 21 de setembro de 2012 os alunos autores deste trabalho se reuniram para definir qual atividade voluntária...
tracking img