Tecido osseo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO
CAMPUS: BARRA - MANHÃ
GRADUAÇÃO DE BIOMEDICINA

TECIDO ÓSSEO

GRUPO:

Alessandra Isabel (2012200411)
Bruna Oliveira (2012200139)
Erika Oliveira (2012200043)
Stefany Lima (2012200041)
Tairini Trespadini (2012200006)

Professor: Ricardo Luzardo
Disciplina: Morfofisiologia

Rio de Janeiro
Outubro de 2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem afunção de auxiliar na compreensão da matéria, sendo assim o TECIDO ÓSSEO é resultado da junção de vários tecidos conjuntivos diferentes. Apresenta algumas funções básicas como suporte, proteção e locomoção. A seguir será possível entender as células que compõem esse tecido, a composição e função da matriz óssea, as principais características do periósteo e endósteo, a composição dos tipos de tecidoósseo, os tipos de ossificação e as principais patologias associadas a esse tecido.

Células do Tecido Ósseo

O que são:

São células que compõe a parte orgânica MATRIZ ÓSSEA, ela podem ser jovens, transitar de forma dependendo de suas atividades, tem localizações especificas e tamanhos distintos.

Quais São:

Osteócitos, Osteoblastos e Osteoclastos.

Para que servem:

Como a MATRIZ ÓSSEA aindanão foi formada completamente essas células participam da nutrição, produção de partes (produtos) orgânicas e reabsorção de dos tecidos ósseos (ajudando na remodelação óssea).
Como São formadas (a partir de que):

Os osteócitos são formados pela fusão de minócitos e pequenas quantidades de reticulo endoplasmático granular.
Os osteoblastos são células do tecido conjuntivo que vieram de célulasprimitivas (ou seja, célula mesenquimal indiferenciada)
Os osteoclastos são células resultantes do tecido hematopoiético (local onde ocorre formação das células sanguíneas). Sua origem vem de colônias de células formadoras de macrófago (célula igual a uma ameba que fagocita partículas sólidas)

Função Especificada de cada uma:

OSTEOBLASTO tem a função de formar o tecido, sintetizar proteínas diversasidentificando seus receptores, enviando essas para os hormônios, que por sua vez as transformarão em vitaminas que certamente influenciará na concentração e formação óssea.
OSTEOCLASTO tem a função básica de reabsorção óssea ele aumenta sua superfície de contato e se junta a área que será realizada essa reabsorção.
OSTEOCITO são responsáveis pela manutenção do tecido vivo, são células que ficamquietinhas (enquanto não há alteração) dentro do osteoblasto. Quando há algo errado de forma física ou química no tecido, o osteócito denuncia para as outras células (osteoclasto e osteoblasto) suas funções especificas.
Dessa forma sempre haverá um equilíbrio de formação e destruição (caso seja preciso). Mantendo a manutenção e integridade do organismo.

Características e Localizações:

OSTEOBLASTO:São células jovens. Possui longas projeções citoplasmáticas que tocam os osteoblastos vizinhos. Localiza-se na periferia das trabéculas ósseas.

OSTEOCLASTO: São célula maduras. Células polinucleares, grandes e globulosas. Localiza-se na Superfície das trabéculas ósseas.

OSTEOTÓCITO: São as células mais abundantes do tecido ósseo. Fazem uma verdadeira rede de comunicação com outros osteócitos.São fixados em lacunas das quais formam uma ponte de conexão. Localiza-se no interior da matriz óssea.

Matriz Óssea

É o tecido formado por células e material extracelular calcificado de sais de cálcio e fósforo, secretado por células do tecido ósseo chamadas de osteoclastos. Nesta matriz óssea não só encontramos a parte inorgânica como a porção orgânica, formada por fibras colágenas.

* Parteinorgânica Esta é basicamente formada por íons fosfato e cálcio. Que por sua vez serão responsáveis por formar as CRISTAS HIDROXIAPATITAS (que darão muita resistência mecânica).
* Parte orgânica Esta parte é composta por fibrilas de colágeno,fibras elásticas e proteoglicanos (que vão imobilizar as proteínas em um lugar específico/ proteger de qualquer degradação/regular as atividades de...
tracking img