Desenvolvimento de fornecedores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Gelson Teles
1 – Introdução
Atualmente as empresas estão deparando com a necessidade de manterem-se competitivas no mercado. Os clientes cada vez mais exigentes e a concorrência empurram as organizações a diminuir custos para manterem os lucros, pois hoje tem muita competividade. A necessidade de melhorar ou modificar o processo nunca foi tão urgente como nosdias atuais.
Uma empresa não pode ser competitiva de forma isolada, tem que fazer parte de uma cadeia de compradores e fornecedores, para poder melhorar seu desempenho perante o mercado. Nessa linha, é importante terem em mente que os custos com fornecedores também são seus próprios cus-tos.
A função de compras deve desempenhar um papel cada vez mais estratégico na empresa. Se-gundo levantamentos,20% de um total de 80% de gastos com orçamentos são com fornecedores. Por isso a grande importância do setor de compras, para as empresas.
É necessário que se tenha um processo de avaliação de fornecedores eficiente e que seja capaz de gerar informações para que os gestores possam tomar a melhor decisão referente à gestão de for-necedores.
Nunca houve tantacompetição, com tantas empresas e produtos competindo entre si. Aqui é onde entra a importância da inovação, criatividade e da parceria entre cliente e fornecedores.
Este trabalho tem como objetivo dar uma noção de como este assunto é tratado nas empresas que buscam a necessidade de manterem-se competitivas no mercado, pois a cada dia que passa, os produtos concorrentes ficam mais similares em termos dequalidade, tecnologia e preços, portanto, o diferencial estará na prestação de serviços e a parceria entre fornecedores e seus clientes.
2 - Desenvolvimento de Fornecedores
2.1 Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM)
A cadeia de suprimentos é parte de uma ou de várias cadeias produtivas envolvendo as estra-tégias e atividades de planejamento, movimentação e armazenagem de materiais desde amatéria-prima até o produto final; enquanto a cadeia produtiva refere-se à estrutura geral do segmento de mercado. A cadeia de suprimentos abrange o conjunto de organizações que mantém relações do início até o fim da cadeia logística. Pode ser definidos como todas as etapas do atendimento das demandas do cliente. É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado. Representa o fluxoconstante de informações, produtos e capital entre diferentes estágios, é a inte-gração de processos de negócio, desde o consumidor final até os fornecedores originais que dispo-nibilizam produtos, serviços e informações que agregam valor para os clientes e outros participantes da cadeia.
2.2 A Estratégia da Empresa e a Cadeia de Fornecimento
É fundamental que qualquer empresa defina qual é o seupúblico alvo, para assim poder definir suas estratégias, seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, seus critérios competitivos a fim de obter sucesso na sua atividade. Não cabe neste trabalho analisar todo este processo, porém alguns aspectos importantes estão descritos a seguir.
“Segundo Meindl e Chopra, (2003), é importante que as estratégias da empresa cliente estejam alinhadas comas estratégias da empresa fornecedora:”. Para uma empresa ser bem sucedida, a estratégia de cadeia de suprimentos e a estratégia competitiva devem estar alinhado, pois possuem os mesmos objetivos.
3 – Fornecedores
Para Dias, (1993, p. 300), selecionar fornecedores é reunir um grupo, do maior tamanho pos-sível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrõespreestabe-lecidos como adequados. O objetivo principal é encontrar fornecedores que possuam condições de fornecer os materiais necessários dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requeridos, no tempo determinado, com menores preços e/ou competitivos e nas melhores condições de pagamento.
Nesse contexto os fornecedores têm um papel fundamental nessa cadeia, pois numa possível falha,...
tracking img