Desenvolvimento da teoria da contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DA CONTABILIDADE INTERNACIONAL

1 INTRODUÇÃO

A evolução da contabilidade acompanha de certa forma, a história da humanidade. Uma parte dos autores afirma que a origem da contabilidade veio com o surgimento da escrita, já outros levam em consideração os primórdios da civilização.

No princípio, o homem tenta resolver problemas práticos, do controle de seupatrimônio. Ao longo do tempo, passa, então, de certa simplicidade para o desenvolvimento de uma ciência, já na Idade Moderna. Desde a organização de uma classe de conhecedores de técnicas, a de pensadores e criadores de conhecimentos que suportassem a relação do homem com o universo dos negócios.

Sabe-se que a humanidade, a partir do momento que teve a iniciativa de tomar conta do seu patrimônio,utilizou-se de mecanismos rudimentares como fichas de barro e depois de argila, para, mais adiante, utilizar-se de contas. Na idade medieval, houve certo aperfeiçoamento, por causa das atividades comerciais, havendo a necessidade de fazer o registro através das contas.

A contabilidade tem, ao longo da sua história, se desenvolvido para dar suporte aos anseios dos homens em organizar e acompanhar osseus negócios. Seja nas épocas mais remotas havia a manutenção do controle do pequeno rebanho e suas transações comerciais ou na arrecadação de impostos das grandes civilizações primitivas, enfim, no acompanhamento dos empreendimentos gerados pelas navegações ou na produção de informações para os diversos usuários sobre as modernas corporações capitalistas advindas com a revolução industrial.Entretanto quando se pensa nessa evolução da contabilidade, já na idade moderna, geralmente se depara com a escola européia. Essa Escola alcançou seu momento de glória através de suas escolas de pensamento contábil, principalmente com a Italiana; porém por ter uma natureza bastante teórica, fez com que houvesse a ascensão, mais adiante da Escola Norte-Americana, baseada na prática e criadapelos profissionais e não por pensadores teóricos.

Esse estudo tem como objetivo observar aspectos da evolução contábil, levando em consideração uma pesquisa bibliográfica (MARCONI e LAKATOS, 2006), evidenciando o desenvolvimento da teoria da contabilidade, como também citar a Escola Norte-Americana, pelo seu legado principalmente na regulamentação das operações, através de órgãosimportantes como a FASB, órgão principal na formulação de princípios, nos Estados Unidos e IASB (2007) representando a contabilidade internacional.

2 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

O uso de elementos contábeis remonta a 8.000 anos antes de Cristo, mostrando a necessidade que o homem tem, desde essa época, de controlar o patrimônio. É verdade que são elementos de uma contabilidade primitiva que aparecemde forma diferente nas diversas civilizações, por exemplo, na forma de tábuas de barros onde eram representadas as mercadorias - 8.000 a 3.250 a.C. e as suas transações comerciais em países como Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã; a utilização de pedras entalhadas (norte da Babilônia); a utilização de conchas do mar e ossos ou objetos similares; e o uso de um tipo de partidas dobradas naSuméria, por volta de 3.200 a.C. Porém, não foi só a preocupação com o patrimônio que dominou a necessidade por registros, mas também, sobretudo com a organização dos Estados, o controle sobre o recolhimento de impostos, como verificado nas grandes civilizações egípcias, gregas, romanas e chinesas (SCHMIDT, 2006).

À medida que as civilizações primitivas foram se desenvolvendo e se organizando,apareceram novas tecnologias e formas de se controlar o patrimônio e o recolhimento dos impostos. Porém, essas necessidades acompanharam o crescimento do comércio local e através do encontro das diversas civilizações e da troca de conhecimento e mercadorias, gerando um incremento comercial e a necessidade maior de um controle mais apurado.

Nessa evolução histórica, observa-se a...
tracking img