Contabilidade internacional e ensino de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os efeitos didáticos sobre o ensino em Ciências Contábeis: uma análise sobre a internacionalização da contabilidade

Resumo
Os novos padrões internacionais de contabilidade têm provocado diversos impactos nas práticas contábeis adotadas pelo mundo. As principais mudanças podem ser refletidas nas instituições de ensino, que necessitam de diversas adaptações para a preparação de um profissionalcontábil mais habilitado. O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto que as disciplinas Contabilidade Internacional e Teoria contábil exercem no nível de conhecimento dos estudantes acerca da convergência das normas internacionais de contabilidade. Para tanto, foram aplicados 170 questionários em duas instituições de ensino do Distrito Federal, que oferecem as duas disciplinas objeto destapesquisa. Buscou-se avaliar, através de questão acerca da internacionalização da contabilidade, os resultados dos estudantes que cursaram Contabilidade Internacional e/ou Teoria Contábil e dos que não cursaram nenhuma das duas, comparando-os através do teste de médias. Observou-se um resultado significativamente maior entre aqueles estudantes que cursaram uma das duas disciplinas e um efeito positivode 15% nos resultados destes estudantes. Pode-se demonstrar o impacto positivo que essas disciplinas exerceram no nível de conhecimento dos estudantes pesquisados e a necessidade de novas pesquisas acerca do impacto da convergência contábil sobre ensino de contabilidade.
Palavras-chaves: Ensino de contabilidade, Metodologia de ensino, Convergência contábil.

1. Introdução

O atual cenárioeconômico internacional, no qual o Brasil está inserido, sugere novas formas de organização da estrutura social. A contabilidade, como a maior fonte de informações para tomada de decisão dentro das empresas, deve acompanhar estas mudanças. “(...) A contabilidade internacional surge então como uma resposta às modificações no ambiente que a cerca e às demandas de seus usuários (...)” (WEFFORT,2005, p.19).
O meio acadêmico funciona, nesse contexto, como maior fornecedor de conhecimentos para os futuros profissionais da área contábil. Os cursos de Ciências Contábeis ministrados no Brasil devem preparar profissionais com conhecimentos para lidar com os novas dinâmicas da economia mundial, e, nesse sentido, o próprio Conselho Nacional de Educação, pela Resolução nº 6, de 10 de março de 2004,prescreve:
Os cursos de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, deverão contemplar, em seus projetos pedagógicos e em sua organização curricular, conteúdos que revelem conhecimento do cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, de forma a proporcionar a harmonização das normas e padrões internacionais de contabilidade, em conformidade com a formação exigida pela OrganizaçãoMundial do Comercio e pelas peculiaridades das organizações governamentais observados o perfil definido para o formando e que atendam aos seguintes campos interligados de formação.
Os estudos envolvendo Contabilidade Internacional e ensino de contabilidade tornaram-se importantes, não apenas pela resolução do Conselho Nacional de Educação, mas também pela necessidade de contabilistas cada vez maispreparados para os novos desafios do mundo globalizado. Este trabalho insere-se nas diversas pesquisas que estão sendo realizadas acerca da convergência contábil e ensino, que visam conhecer a realidade dos estudantes de Ciências Contábeis frente aos novos desafios que enfrentarão. A pesquisa visou refletir sobre os impactos que temas relacionados à harmonização das normas e padrões internacionaisde contabilidade, inseridos nas disciplinas Contabilidade internacional e Teoria Contábil, estão causando no nível de conhecimento dos estudantes acerca deste tema como um todo.
A pesquisa pretende responder à seguinte questão: Qual o impacto que as disciplinas Contabilidade Internacional e Teoria Contábil exercem sobre o nível de conhecimento dos estudantes acerca da convergência das normas...
tracking img