Desenvolvimento da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Pergunta 1
0 em 0 pontos


BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília, 1998.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf




BRASIL, MEC. Referenciais Curriculares Nacionais – Introdução. Brasília, 1998. Disponível em :http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/pcns/educacao_infantil/volume3.PDF




MARTINS, Miriam Celeste Dias,PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. Capítulos 6 e 7.
AULA EXPOSITIVA
APOSTILA
A prática da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades artísticas deve:




I- Oferecer um trabalho com movimento, que contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor.II- Considerar o aspecto da integração do trabalho musical às outras áreas.
III- Reconhecer as artes visuais na arte da criança como manifestação espontânea e autoexpressiva, um “deixar fazer” sem nenhum tipo de intervenção.
IV- Na educação, as artes visuais devem ser entendidas como simples passatempo, em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar comargila ou massinha são destituídas de significados.
V- Promover experiências significativas de aprendizagem da língua por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, ampliando as capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo.

Resposta
Resposta Selecionada: d.
I, II, III e V.
Resposta Correta: d.
I, II, III e V.
Feedback da resposta:Incorreto: a educação e as artes visuais devem ser entendidas como simples passatempo em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados - ao contrário, isso é importante para o desenvolvimento da criança.






• Pergunta 2
0 em 0 pontos


A professora tinha como objetivos, na aula de Arte, levar os alunos a criar obrasexpressivas nas diversas linguagens da arte: artes visuais, dança, música e teatro. Ao mesmo tempo, ela mostrava aos alunos inúmeras reproduções de obras de arte e, em seguida, trabalhava, com eles, a história da arte e as diversas leituras que cada obra poderia proporcionar. Essa professora seguia os PCNs que recomendam a produção, fruição e a reflexão, que, na arte, são:




I- O processo decriação artística.
II- A criação indivíduo-sociedade.
III- Seus três eixos norteadores.
IV-As artes visuais.
V- A arte musical.
Está correto o item:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
III.
Resposta Correta: c.
III.
Feedback da resposta: São os eixos norteadores.De acordo com o texto da apostila e o texto do PCN, solicitado ao aluno para realização da leitura, e explicadoem vídeo-aula, o tripé do objetivo do professor em sala de aula é o fazer/apreciar/contextualizar. Ou seja, vivenciar o processo criativo e reflexivo da arte como um todo.

• Pergunta 3
0 em 0 pontos


Com relação ao desenho infantil, podemos afirmar que:




I. O ato de desenhar impulsiona outras manifestações que acontecem juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando umagrande caminhada pelo imaginário. As manifestações não se restringem somente ao uso do lápis e papel, mas também ocorrem através de sinais, como, por exemplo, um risco no muro.
II. Desenhar é uma atividade lúdica, reunindo, como em todo jogo, o aspecto operacional e o imaginário. Todo ato de brincar reúne esses dois aspectos que, sadiamente, se correspondem.
III. Para definirmos o desenho, devemosperceber uma carga de significação mais ampla do que um simples manejo de lápis e papel. O desenho reclama sua autonomia e sua capacidade de abrangência como um meio de comunicação, expressão e conhecimento.




As afirmações corretas são:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
I, II e III.
Resposta Correta: c.
I, II e III.
Feedback da resposta: Todas estão corretas.É...
tracking img